Rui Vitória: «Temos de contribuir para a evolução do jogo»

Agradado com a sua primeira troca de experiências a nível europeu

• Foto: Luís Manuel Neves

Rui Vitória estreou-se ontem no seio da elite dos treinadores da UEFA, em Nyon (Suíça), e fez questão de vincar no final o seu contributo numa sessão presidida por sir Alex Ferguson, o presidente deste fórum. Instado a revelar algumas das propostas que apresentou aos colegas de profissão, o técnico benfiquista coibiu-se de revelar pormenores, mas sempre adiantou que o seu objetivo é claramente ajudar no avanço do futebol. "Acima de tudo, discutimos ideias e essas coisas são mais restritas. E, para além disso, tratou-se mais de uma partilha daquilo que se fez no ano anterior. No fundo, temos de estar muito atentos e contribuir para a evolução do jogo", sublinhou à imprensa portuguesa presente.

Em jeito de balanço, o treinador encarnado mostrou-se bastante satisfeito com os proveitos deste encontro, nomeadamente porque a Liga dos Campeões foi um dos temas debatidos com maior insistência. "Foi uma experiência enriquecedora. Foi uma troca de conhecimentos, uma partilha de experiências, e é evidente que foram abordadas muitas questões relacionadas com a Liga dos Campeões. Foi muito interessante e é sinal de que o jogo evolui e temos de estar atentos para estarmos sempre preparados", ressalvou. A aprendizagem e troca de impressões com outros responsáveis técnicos de nomeada, casos de José Mourinho, Carlo Ancelotti ou Massimiliano Allegri, por exemplo, deixou Vitória otimista para o futuro. Isto, apesar de vincar não se ter identificado particularmente com ninguém. "Não se trata de disso. Cada um deu a sua opinião. É bom termos esta oportunidade para trocar experiências, porque acrescentamos e aprendemos uns com os outros. Esta troca é fundamental para todos", rematou.

De resto, esta foi mesmo uma viagem relâmpago para Rui Vitória, que chegou ontem pela hora de almoço a Genebra, onde já tinha um veículo oficial da UEFA à sua espera para transportá-lo depois até Nyon, onde está sediada a entidade responsável pelo futebol europeu. Hoje, o treinador regressa pela manhã a Lisboa, onde continuará a preparação da próxima jornada do campeonato, marcada para Arouca. Nesta fase, diga-se, sente ainda bastantes dificuldades para ensaiar convenientemente a estratégia da equipa, uma vez que os encarnados têm onze jogadores ao serviços das respetivas seleções nacionais.

Por Filipe Pedras
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.