Saiba o que une (ou unia...) as águias ao novo campeão da MLB

Maldição de Billy Sianis assemelha-se à de Béla Guttmann

Os Chicago Cubs conseguiram esta madrugada conquistar o seu terceiro título de campeões na Major League Baseball (MLB), ao derrotarem os Cleveland Indians, por 8-7, quebrando uma maldição que parecia praticamente impossível de derrubar. Uma maldição que faz lembrar aquela que Béla Guttmann 'impôs' ao Benfica e que, esta quinta-feira, ganha, uma vez mais, destaque na imprensa internacional.

Tudo sucedeu em 1945, com a chamada maldição de Billy Sianis. Sianis, um adepto dos Cubs, foi convidado a abandonar um jogo a que assistia na companhia de uma cabra de estimação, depois de ter sido alvo de queixas de outros espectadores, predizendo que a equipa de Chicago não voltaria a sagrar-se campeã enquanto uma cabra não fosse autorizada a entrar no estádio. De lá para cá, os Cubs não conseguiram mesmo qualquer conquista até esta madrugada, quando finalmente alcançaram o ceptro mais desejado do beisebol mundial, 108 anos depois da anterior conquista, em 1908. Foram 71 anos sob o efeito de uma maldição, que agora foi desfeita...

"A festa dos Cubs significa o final de uma das mais notáveis maldições da história do desporto, mas há muitas outras que persistem e que fascinam", escreve o portal norte-americano 'Grand Forks Herald', que recorda a que foi, então, aplicada por Guttmann às águias, quando o técnico húngaro fez a previsão, depois da conquista da segunda Taça dos Campeões Europeus, de que os encarnados nunca mais iriam conquistar a prova máxima de clubes da UEFA. De lá para cá, os encarnados foram a várias finais e... perderam todas.

Assim, será que os adeptos do Benfica terão também de esperar 71 anos para ver a maldição ser quebrada tal como os Cubs? Se assim for, a Champions de 2033... já tem vencedor certo!

Destacado em Espanha

Para lá do 'Grand Forks Herald', a maldição de Guttmann é comparada à de Sianis também por outras paragens, como em Espanha, onde o 'El Mundo' também traça similaridades entre ambas. 

Por Fábio Lima
3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.