A reação oficial completa do Benfica ao 'caso dos e-mails'

Diretor de comunicação Luís Bernardo esclareceu a situação na BTV

• Foto: Miguel Barreira

FIM DO PROGRAMA

Por que motivo só hoje o Benfica reagiu?

"Tivemos de recolher informação. Avançámos com o processo que se exigia, recolhemos informação e a nossa equipa de advogados irá conduzir o processo. Entendemos que era a metodologia correta. Os benfiquistas já perceberam a falta de consistência do que veio a lume. Vamos esperar serenamente pelas conclusões e depois sim pediremos consequências."

Investigação a transferências de Bruno César e Ruiz para o Sporting

"O Sporting terá oportunidade de esclarecer isso em sede própria."

Aliança entre FC Porto e Sporting e o tetra retirado

"Isso é inequívoco mas não me interessa caracterizá-la. Eles lá saberão a sua estratégia."

Paulo Gonçalves continua a ter confiança?

"É uma não questão. Isso não se põe. O Benfica está tranquilo com este processo."

Acusação a oito árbitros condiciona-os?

"Claro que isto condiciona os árbitros. È urgente haver decisão rápida para as competições começarem com isto resolvido."

Há corrupção?

"É consensual que ali não há nada de corrupção. Todos os temas levantados não tiveram consequência, o que significa que isto é tudo muito frágil. Portanto estamos muito tranquilos. É altura da justiça falar. Polvo? Isso é ridículo. O atual presidente da Liga foi escolhido por FC Porto e Sporting, o presidente do CA também. Mesmo o atual presidente da FPF foi do FC Porto. Isso não tem fundamento. Onde o Benfica tem dominado é dentro do campo. Tudo isto é uma cortina de fumo para desviar atenções de insucesso desportivo e insuficiências económicas. No próximo ano só o apuramento para a Champions dá acesso direto. Portanto, é um campeonato complicado. A partir de agora será a nossa equipa de advogados a falar sobre este tema

Os documentos da Cartilha

"O FC Porto teve acesso a informação confidencial do Benfica. A nossa análise diz que houve violação do sistema informático do clube. "

Acusação a Francisco J. Marques por trabalhar na Lusa e no FC Porto ao mesmo tempo

"Há quatro meses recebemos informação em que dava acesso ao contrato do atual responsável da comunicação do FC Porto, demonstrado que quando estava na Lusa já tinha contrato com o FC Porto. Não sei se é verdade, ou não. Tenho aqui o contrato e será fornecido para investigação. É um contrato de trabalho a termo certo. O que está declarado é que na data em que era editor de desporto da Lusa já tinha avença com o FC Porto. É muito grave. Ao investigar descobrimos que o Benfica tinha feito queixa na ERC em relação ao atual diretor de com. do FC Porto por prática de jornalismo tendencioso. Tem de perceber a gravidade deste tipo de atitudes. O Benfica tem muita informação mas não é para a praça pública. O futebol português tem de ser privilegiado. O Benfica tem feito um trabalho tremendo nos últimos 15 anos, apostamos na formação e não no crime informático. A justiça que faça o seu trabalho e tire as suas conclusões. Mas o Benfica está muito tranquilo e exigirá consequências."

Benfica foi contactado pelo Ministério Público (MP)?

"Não houve qualquer contacto, apenas alguns procedimentos mas as portas estão abertas. Compreendo que não haja coragem do FC Porto para assumir a denúncia. Que leitura merece? Se fosse o FC Porto a assumir teria de dar acesso a toda a informação que tem e como muitas delas são denúncias de coação feitas junto do Benfica, isso não lhes interessa divulgar. Há um clima muito crispado no futebol português que vai dificultar o início da competição. São levantadas insinuações muito graves e condena-se logo. Nós temos tido muita informação grave, que forneceremos ao MP."

Queixa contra Bruno de Carvalho

"Foi pública declaração de BdC num encontro com jornalistas onde gabou-se de afastar Vítor Pereira da UEFA e de ter escolhido o atual presidente da Liga, Pedro Proença. Isso sim figura um tráfico de influências e o Benfica vai abrir o devido procedimento para que a situação seja investigada. Nos próximos dias serão abertos vários processos para que todas essas questões sejam esclarecidas."

Benfica vai requerer reabertura do processo do Apito Dourado

"Temos recebidos centenas de denúncias de pressões sobre agentes desportivos por parte de responsáveis do FC Porto e nessa sequência vemos uma linha de conduta do passado. Vamos requerer a abertura do Apito Dourado e que seja reanalisado a legalidade das escutas do Apito Dourado. Muitas das pessoas ligadas ao AD estão ligadas aos casos que ocorrem nos últimos dois anos: a ameaça que Pinto da Costa fez ao árbitro Rui Costa num jogo com o Arouca; da ameaça de Luis Gonçalves a Tiago Antunes, que disse que a sua carreira ia ficar comprometido - e curiosamente ele desceu de divisão; das declarações de Fernando Madureira em que afirma no Facebook que o FC Porto ia perder com o Moreirense para o Tondela descer de divisão. Tem de ser investigado. É o mesmo tipo de conduta da era do Apito Dourado e há ligações que se mantêm."

Medidas que o Benfica vai tomar

"Todos os lesados vão interpôr acções por ciber-crime. Nos próximos dias entrarão processos-crime contra Pinto da Costa, contra a SAD do FC Porto - significa que têm têm acesso a contratos de nível comercial. Crime económico? Se o FC Porto alega ter informação confidencial, terá tido acesso a informação comercial e isso é um crime grave."

E-mails são verdadeiros?

"Vamos por partes. Isto surgiu há três semanas e na altura o Benfica requereu abertura de processo por violação de correspondência privada. Essa investigação tem desenvolvimentos, os dados que temos são extremamente grave, de enorme melindre, mas serão analisados em termos da própria investigação do MP. São dados que o Benfica recolheu nas perícias técnicas, surgindo a hipótese de pirataria informática. Se houve pagamento do FC Porto? Não posso confirmar, não vou esclarecer se foi uma empresa de hackers que estabeleceu esses dados, o que é claro é que o FC Porto afirma ter acesso a informação privada do Benfica e tem a tornado pública. Se os e-mails existem ou não cabe ao MP dizer, se foram objeto de falsificação, se estão descontextualizados. Tem de ser analisado com todo o cuidado"

Os e-mails

"É urgente que esta investigação a este caso seja séria, a nível dos órgão desportivos e civil. Benfica tem total abertura para facilitar acesso a toda a informação, tem as portas abertas e está tranquilo, quer que se investigue a fundo. Queremos que a verdade venha ao de cima e que os responsáveis seja responsabilizados."

Luís Bernardo ataca rivais

"Benfica está forte, unido e coeso. Somos tetra, somos uma referência a nível internacional e estamos com grande estabilidade e com um rumo definido. Basta ver a preparação desta época. Todas as entradas e saídas foram preparadas com tempo, uma planificação bem feita, ao contrário dos nossos adversários.

FC Porto vive momento financeiro difícil, está intervencionado, perdeu a sua autonomia está numa situação financeira de descalabro. Temos assistido a acusações de que a culpa do seu insucesso e financeiro foi do anterior treinador. Há um grande impasse no clube. O Sporting também vive momento difícil, com indefinição do ponto de vista estratégica, se a aposta é na formação ou se isso não chega. É neste quadro que tentam desestabilizar o Benfica. Há dois anos a contração de Jesus, depois os vouchers e agora os e-mails."

18h04 - Começa o programa.


O Benfica reage esta sexta-feira à polémica dos emails. O diretor de comunicação do clube da Luz, Luís Bernardo, vai marcar presença na BTV a partir das 18 horas para responder às denúncias lançadas por Francisco J. Marques no Porto Canal. Para seguir em direto no Record Online.

Nesta comunicação, Luís Bernardo deverá exigir a reabertura do Apito Dourado. Na mesma ocasião, o Benfica acusará o FC Porto de ter pago muito dinheiro a hackers para entrar no sistema informático do clube encarnado. O clube alegará também que nada pode ser apontado ao clube no que diz respeito a alegadas influências na arbitragem.

Por João Socorro Viegas
197
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.