Sondagem: Benfiquistas não querem antecipar eleições mas Vieira venceria Gomes da Silva

Mais de metade dos adeptos encarnados dariam a vitória ao atual presidente

Luís Filipe Vieira Gomes Silva
Luís Filipe Vieira Gomes Silva

Em face dos maus resultados desportivos do SL Benfica na época em curso, tem crescido de tom a contestação à liderança do presidente encarnado Luís Filipe Vieira. Porém, em caso de eleições antecipadas contra o putativo candidato e ex-dirigente benfiquista Rui Gomes da Silva, Vieira beneficia do apoio de quase dois terços dos benfiquistas.

Esta conclusão consta da sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, segundo a qual 63,4% dos adeptos encarnados consultados daria a vitória a Filipe Vieira contra Gomes da Silva. O também antigo ministro de Santana Lopes recebe somente a preferência de 7,9% dos apoiantes do clube da Luz.

No que diz respeito ao conjunto dos portugueses entrevistados pela Aximage, 40% apontam Luís Filipe Vieira como a melhor opção para presidente do Benfica num cenário de eleições antecipadas, 13% escolhem Gomes da Silva, 5,4% prefeririam outro nome para o cargo e os restantes 41,6% não têm opinião.
Seja como for, os entrevistados pela Aximage consideram não ser necessário convocar eleições antecipadas. No entender de 64,1% dos apoiantes das águias, as eleições "não devem ser antecipadas", enquanto apenas 20,7% são favoráveis à ideia de antecipar o ato eleitoral.

Quanto à preferência não segmentada dos inquiridos, 46,6% não querem eleições antecipadas, 23,1% gostariam que houvesse um ato eleitoral antecipado e 30,3% não têm opinião.

Há 15 anos consecutivos à frente das águias, Luís Filipe Vieira é o presidente mais longevo da história do Benfica, cumprindo atualmente o quinto mandato como líder benfiquista.

Portistas preferiam eleições antecipadas

Do lado dos principais adversários do Benfica, adeptos portistas e sportinguistas apresentam preferências distintas. Por um lado, 49,5% dos entrevistados identificados como apoiantes dos dragões são favoráveis a um cenário de eleições antecipadas. Por outro, 43,6% dos adeptos leoninos acreditam que não é necessário antecipar as eleições.

Ficha técnica

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 500 entrevistas efetivas: 233 a homens e 267 a mulheres; 46 no Interior Norte Centro, 69 no Litoral Norte, 85 na Área Metropolitana do Porto, 93 no Litoral Centro, 140 na Área Metropolitana de Lisboa e 67 no Sul e Ilhas; 101 em aldeias, 134 em vilas e 367 e m cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estrati-ficação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 4 a 6 de janeiro de 2019, com uma taxa de resposta de 74,6%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 500 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,022 (ou seja, uma margem de erro - a 95% - de 4,40%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.