Record

Supertaça é areia a mais

TROFÉU NÃO CABE HÁ QUINZE ANOS NA "CAMIONETA" ENCARNADA

O Benfica perdeu ontem a décima Supertaça da história. Há quase quinze anos (29 de Setembro de 1989) que os encarnados não conseguem conquistar o troféu, o terceiro na hierarquia do calendário nacional.

Arredado desta competição há oito anos, pois a última Taça de Portugal conquistada datava de 1996, enquanto que o título de campeão é uma miragem desde 1994, o Benfica voltou a desiludir os adeptos depois de um assinalável interregno.

E, ontem, a tradição manteve-se. O FC Porto foi, de novo, o carrasco do clube da Luz. Numa partida marcada pelo mau estado do relvado do Estádio Cidade de Coimbra, em que a areia levantava praticamente a cada passo dos jogadores, os dragões mostraram ter uma "camioneta" com mais capacidade de carga, arrecadando o nono triunfo em confrontos directos com os encarnados. O outro desaire do Benfica tinha acontecido diante do Sporting, na á longínqua época de 87/88.

Coimbra fatal

A cidade dos estudantes não deixa, definitivamente, boas recordações ao Benfica em matéria de Supertaça. Foi a terceira vez consecutiva que os encarnados caíram diante do FC Porto em Coimbra.

A 9 de Novembro de 92, os azuis e brancos venceram no desempate por grandes penalidades e serviram a mesma dose a 1 de Junho de 94. Ontem, a história repetiu-se uma vez mais. Mas, desta feita, os dragões alcançaram o triunfo no tempo regulamentar.

Vitórias seguidas fogem há 17 anos

Há 17 anos que o Benfica não consegue vencer dois títulos consecutivosl. Ontem, em Coimbra, diante do FC Porto, os encarnados tiveram uma grande oportunidade para quebrar o jejum, juntando a Supertaça à Taça de Portugal, erguida quatro meses antes no Estádio Nacional, frente ao mesmo opositor.

Para a história continua assim a valer a dobradinha de 86/87, quando a equipa orientada por John Mortimore venceu o Campeonato e a Taça de Portugal. Uma época que, curiosamente, ficou marcada pela goleada, por 7-1, sofrida em Alvalade.

Só derrotas no actual modelo

O Benfica nunca conquistou uma Supertaça no actual modelo (ganhou três no antigo), em que o troféu é disputado num jogo apenas. Além das três partidas em Coimbra, de que resultaram outras tantas vitórias dos dragões, os encarnados têm ainda mais um encontro no historial.

Na noite de 20 de Junho de 1995, no Parque dos Príncipes, em Paris, o FC Porto esteve novamente no caminho do Benfica. Os dragões, comandados por Bobby Robson, voltaram a vencer. Domingos, com um tento solitário, fez a alegria dos emigrantes portistas.
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

M