Record

Uribe cedido ao Benfica até ao final da temporada

INTERNACIONAL CHILENO DESCARTADO RECENTEMENTE PELO SPORTING

Uribe cedido ao Benfica até ao final da temporada
Uribe cedido ao Benfica até ao final da temporada

CHRISTIAN Uribe, internacional chileno de 23 anos, desloca-se domingo de manhã ao Estádio da Luz para assinar com o Benfica um contrato válido até ao final da temporada. Recentemente descartado da lista de potenciais contratações do Sporting, o jogador torna-se agora no terceiro reforço de Inverno da equipa de Jupp Heynckes. Na semana passada, o plantel fora reforçado com Abdelsatar Sabry e ”Daffy” Machairidis, ambos do PAOK de Salonica.

Uribe, escolhido por Heynckes através de vídeo, chega a Portugal por empréstimo do Huachipato, clube chileno que durante o ano de 1999 também o emprestara ao Colo-Colo. O Benfica fica com o direito de opção sobre o seu passe, por um valor que António Santos, empresário envolvido no negócio, recusou sábado divulgar:

”O Uribe vem por empréstimo até ao final da época, mas o Benfica fica com o direito de opção. O jogador aterra em Lisboa amanhã (domingo) de manhã, para assinar contrato, e já fica de vez em Portugal.”

Observadores chilenos consultados por Record definem Uribe como um médio de ataque com especial apetência para os remates de meia-distância, livres directos incluídos. Habitualmente titular da camisola número 10, actua preferencialmente pelo lado esquerdo ou pelo centro do terreno.

JOVEM INTERNACIONAL

Christian Uribe nasceu a 1 de Agosto de 1976 e começou a jogar futebol no Huachipato, ao serviço do qual conseguiu prestações que o levaram ao Colo-Colo, que disputa com o Universidade Católica e o Universidade do Chile o título de maior clube daquele país sul-americano. A temporada em Santiago não lhe correu particularmente bem, mas mesmo assim o jogador incluiu recentemente o nome numa lista de 40 jogadores pré-seleccionados para representar o Chile nas eliminatórias para o próximo Campeonato do Mundo.

Até que o Benfica venha a exercer um direito de opção, o passe de Uribe pertence em iguais proporções ao Huachipato e a Pablo Talarico, empresário chileno que divide com os portugueses António Santos e Carlos Conde a propriedade da empresa de promoção desportiva Planeta Futbol, sediada em Santiago. Santos e Conde estão na base de muitas das contratações de jogadores sul-americanos promovidas pelo Sporting ao longo dos últimos três anos.

Manolo Vidal, director do departamento do Sporting, considerou ontem Uribe como ”um bom jogador”, adiantando que, depois de um interesse inicial, o clube de Alvalade descartou recentemente a sua contratação.

Sporting e Huachipato têm em vigor desde 1997 um protocolo de cooperação que já valeu, nomeadamente, a transferência de Viveros para Lisboa.

QUEM É QUEM

Nome: Cristian Uribe

Data de nascimento: 1 de Agosto de 1976

Nacionalidade: Chile

Posição: médio de ataque

Altura e Peso: 1,82 m e 76 kg

Clubes: Huachipato e Colo-Colo

JOEL NETO e LUÍS PEDRO SOUSA

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

M