Mourinho foi sondado para o Benfica e recusou

Presidente busca no mercado um alvo inatacável. Antigo técnico do Manchester United não pensa voltar agora a Portugal

Luís Filipe Vieira deixou cair Rui Vitória na última quinta-feira e, sabe Record, tem agora apenas uma certeza: o novo treinador do Benfica terá de ser um nome de peso. Com isto, leia-se, o presidente benfiquista aponta a um técnico credenciado e com currículo feito na ‘praça’. Inatacável. E tanto a nível interno – entre os seus pares de direção –, como junto da massa associativa.

E apesar de o diretor de comunicação do emblema da Luz, Luís Bernardo, ter sublinhado que a busca pelo novo responsável técnico das águias apenas irá arrancar na próxima segunda-feira, o nosso jornal sabe que há muito vêm sendo desenvolvidos contactos exploratórios junto de vários treinadores. Confirmada a saída de Vitória, e precisamente no sentido do tal nome forte, Record sabe que José Mourinho já foi abordado numa tentativa de o fazer regressar à Luz – ali teve uma curta passagem, na época 2000/01, tendo realizado apenas onze partidas pelas águias, mas que serviram de rampa de lançamento para uma carreira recheada de títulos ao leme de várias equipas de topo mundial –, mas evitando dar um redondo ‘não’ aos encarnados, esclareceu que voltar a Portugal nesta altura é coisa que não entra nos seus planos.

O elevado investimento no técnico português, de 55 anos, nem era considerado tão problemático pelos responsáveis da SAD, uma vez que havia confiança no sentido de que o próprio Mourinho também daria o devido retorno, deixando até, no final das contas, lucro.

Certo é que o presidente encarnado quer jogar pelo seguro e evita lançar-se no mercado por treinadores que considera poderem vir a ser apostas demasiado arriscadas nesta altura, em que a equipa ainda tem em aberto a disputa de quatro provas. A preferência segue num português e que esteja alinhado com o projeto de aposta na formação.

Luís Castro é opção interna viável

É ponto assente que Luís Filipe Vieira deseja assegurar um reforço de peso para orientar a equipa na sucessão definitiva de Rui Vitória e a prioridade é dada aos técnicos portugueses, afamados um pouco por todo o Mundo. No entanto, caso a experiência com o interino Bruno Lage venha a correr com mais sobressaltos do que esperado – e se entretanto a SAD não lograr encontrar o tal nome incontestável para liderar a equipa –, em cima da mesa das águias está Luís Castro, técnico do V. Guimarães que ainda recentemente declinou a possibilidade de abraçar um milionário contrato no Reading.

Aos 57 anos, é visto na Luz como um elemento com uma boa relação preço/qualidade. Tirá-lo do Berço custaria cerca de um milhão de euros e o salário também estaria longe de ser problema. Castro agrada entre os responsáveis benfiquistas, mas apenas se a aposta tiver de vir a recair sobre uma opção interna. O facto de ter trabalhado cerca de dez anos com escalões de formação – neste caso, no FC Porto, entre 2006 e 2016 – e de ser profundo conhecedor do nosso futebol também jogam a favor do técnico vimaranense. Para além disso, a forma trabalhada como tem vindo a colocar as suas equipas a jogar são trunfos para o experiente treinador luso.

Vários técnicos oferecidos já foram recusados na Luz

Luís Filipe Vieira quer escolher o novo treinador com o máximo critério possível, mas assim que foi tornada oficial a saída de Vitória, foram muitos os telefonemas a ‘entupir’ o telefone do presidente encarnado. Isto, com o objetivo de lhe propor nomes de treinadores. De resto, não só diretamente ao presidente do emblema da Luz vão chegando estas ‘ofertas’. Também outros elementos da estrutura do futebol têm sido abordados nesse sentido, sabendo Record que a esmagadora maioria dos nomes até agora apresentados foram de pronto declinados pelos benfiquistas.

Marco Silva e Rui Faria agradam

Entre os vários nomes que por esta altura vão sendo trabalhados, Marco Silva e Rui Faria são elementos que agradam muito na Luz. Atualmente ao serviço do Everton, Silva, de 41 anos, reúne caraterísticas muito apreciadas por Luís Filipe Vieira e, é sabido, o ‘namoro’ ao técnico já é antigo. Já no que diz respeito a Faria, 43 anos, está atualmente sem clube, mas tudo indica à espera de um abraçar um projeto de monta. Ex-adjunto de... José Mourinho (ver peça principal na pág. 2), é igualmente um treinador que os encarnados gostariam de ver na Luz. E na sua primeira experiência como principal.

Por Filipe Pedras e Pedro Ponte
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Duelo de mestres em choque de estilos

Águia não quer deixar para o fim o que pode ser feito logo de início: amealhar pontos; Com Sérgio Conceição nenhuma bala pode ficar por disparar. No clássico não há retirada possível

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.