Sevilha quer Yusupha para honrar Biri Biri

Pai do avançado é lenda dos andaluzes, mas a primeira sondagem não convenceu axadrezados

• Foto: Simão Freitas

O Sevilha está interessado em contratar Yusupha, numa eventual transferência que começou com uma curiosidade: quando os andaluzes souberam que o filho de Biri Biri, uma lenda do clube agora com 70 anos, jogava no Boavista, trataram de enviar um emissário para o ver jogar...

Isso aconteceu, ao vivo, por duas ocasiões durante a última época, sendo o suficiente para os sevilhanos tratarem de perceber junto dos axadrezados quanto custaria levar Yusupha de volta a Sevilha, onde o avançado de 24 anos chegou a cumprir testes quando tinha apenas 16 anos.

A SAD do Boavista, percebendo que o internacional pela Gâmbia podia dar um bom negócio durante este defeso, tratou de o segurar em janeiro com um contrato de três anos, fazendo valer aí a cláusula de opção de compra do passe que tinha estabelecido quando recebeu o jogador por empréstimo dos marroquinos do FUS Rabat.

Yusupha tem uma cláusula de rescisão de 5 milhões de euros, mas está neste momento avaliado em 600 mil. O intermediário do Sevilha nem chegou a acenar com metade disto, numa sondagem que obviamente não agradou aos axadrezados que, mesmo assim , acreditam que os sevilhanos vão fazer subir a parada.

Mesmo afetado por duas lesões, Yusupha deu nas vistas em 2017/18, terminando a época com 17 jogos e 4 golos.

Desviado do Betis em pleno avião

Alhaji Momodo Njie é o pai de Yusupha Njie, mas ficou conhecido como Biri Biri e como o jogador mais importante do futebol gambiano pela emancipação que iniciou aos 20 anos, prestando provas no Derby County de Inglaterra. Passou depois pela Dinamarca, mas foi no Sevilha que ganhou notoriedade, ao ponto da sua passagem pela Andaluzia, durante cinco épocas, ter inspirado a fundação da claque do clube, em 1975, os Biris Norte. Segundo reza a história, a lenda de Biri Biri começou no avião que o trazia de Copenhaga com dois dirigentes do Betis de Sevilha, mas membros da tripulação, adeptos do grande rival da cidade, conseguiram desviá-lo. Em setembro do ano passado, Biri Biri foi homenageado antes de um jogo frente ao Málaga e foi aí que deu a notícia os sevilhanos: "O meu filho joga aqui ao lado, em Portugal. Querem ir vê-lo?"

Por António Mendes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Boavista

Notícias

Notícias Mais Vistas