Arquivado processo dos incidentes do V. Guimarães-Benfica da época passada

Jogo em que os encarnados se sagraram campeões

• Foto: Luís Vieira

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou esta quinta-feira o arquivamento o processo disciplinar instaurado após os incidentes aquando do V. Guimarães-Benfica da época passada, na penúltima jornada do campeonato, em que os encarnados se sagraram campeões.

Segundo a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) do organismo, o Benfica já fora punido pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, num valor próximo dos 14 mil euros, devido aos incidentes provocados pelos seus adeptos, que levaram à intervenção policial antes de a partida começar, fora do estádio.

Por outro lado, quanto aos factos "que poderiam indiciar a responsabilidade do Vitória de Guimarães", a CII declara que, "na data em que a certidão do Ministério Público de Guimarães foi recebida no Conselho de Disciplina da FPF (206 dias após a ocorrência), já há muito que tinha decorrido o prazo de 30 dias para instauração de processo disciplinar".

Razão essa pela qual a Justiça desportiva ficou "impedida de proceder por tal materialidade", isto é, "inexistindo menção" aos factos nos relatórios oficiais do jogo e não tendo os mesmos chegado dentro no prazo referido, deixou de haver possibilidade de sanção, sobretudo "quando o Ministério Público informa a Justiça desportiva dos factos tanto tempo depois da sua ocorrência".

A partida, que correspondia à 33.ª jornada (penúltima) da época 2014/15, terminou empatada sem golos, com o Benfica a sagrar-se campeão nacional pela 34.ª vez no seu historial.

Por Lusa
8
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga NOS

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0