As contas da Liga NOS: campeão e Champions podem ficar decididos na próxima jornada

Ainda assim, há muito para definir até ao final do campeonato

Está fechada a 30.ª jornada da Liga NOS e o campeonato está cada vez mais perto da sua definição. E a próxima ronda até pode dar um novo campeão e, mais ainda, deixar já definido também o segundo lugar. Para tal, o FC Porto tem de vencer o seu encontro diante do Tondela, o Benfica ser derrotado em Famalicão e o Sporting também perder frente ao Santa Clara. Nesse caso, de uma assentada, em poucas horas, os primeiros postos da tabela ficariam decididos.

E mesmo que essas duas posições fiquem já fechadas, a verdade é que ainda há muito para se decidir, provavelmente até ao derradeiro minuto de prova. Mas analisemos situação a situação.

FC Porto pode celebrar na quinta-feira (no sofá)
1. FC Porto, 73 pontos
2. Benfica, 67 pontos

Com 73 pontos, o FC Porto tem via aberta para garantir o regresso aos títulos. Líder com 6 pontos de avanço e com vantagem no confronto direto com o Benfica, a formação do Dragão tem 'apenas' de somar metade dos 12 pontos em disputa até final da temporada, mas até pode ser campeã já na quinta-feira. Para tal, os dragões têm de vencer Tondela e esperar que o Benfica perca em Famalicão. Se sucederem ambos os resultados, os dragões podem tirar o champanhe do frigorífico e celebrar a conquista de mais um título (sempre em segurança, claro está).

Mas se a festa não se fizer aí, poderá ser feita na terça ou na quarta-feira seguintes. Na terça no caso de o Benfica perder diante do V. Guimarães; na quarta-feira caso triunfe diante do Sporting, num dérbi a jogar-se no Dragão.

Quanto ao Benfica, as contas são simples... e complicadas. Os encarnados têm de esperar sempre por três deslizes dos portistas nos próximos quatro encontros. Na prática, a formação agora comandada por Nélson Veríssimo pode chegar a um máximo de 79 pontos até final da época - isto caso vença todos os jogos -, necessitando por isso que o FC Porto nos seus jogos em falta não acrescente mais do que 5 aos seus atuais 73 (quatro empates, por exemplo, bastariam). Difícil, muito difícil, mas como já vimos em muitas ocasiões... não é impossível.

Segundo lugar está quase 'fechado'
2. Benfica, 67 pontos
3. Sporting, 56 pontos

Com 67 pontos, o Benfica tem praticamente garantido pelo menos o segundo posto final e o apuramento para as rondas prévias da Liga dos Campeões. Para lhe escapar e ser ultrapassado pelo Sporting (56 pontos), a equipa da Luz tem de perder todos os jogos até final (um deles diante do leão) e o conjunto de Alvalade teria de triunfar em todos. Aí o Sporting chegaria aos 68 pontos e o Benfica acabaria com 67. Seria um golpe de teatro, é certo, mas a matemática diz que é possível...

Luta de Sportings pelo pódio
3. Sporting, 56
4. Sp. Braga, 53

Mesmo ainda podendo chegar ao segundo lugar, a verdade é que a luta mais realista do Sporting passa pelo terceiro posto, na qual 'combate' diretamente com o Sp. Braga (53). Os minhotos têm menos 3 pontos do que a equipa de Alvalade e terão teoricamente um calendário menos complicado, já que enquanto o Sporting joga com o FC Porto e Benfica, os minhotos apenas recebem os dragões na última ronda. Ainda assim, esses 3 pontos de avanço são na verdade 4, já que o leão tem vantagem no confronto direto com o Sp. Braga. Por isso, somando 9 dos 12 pontos em falta, o Sporting garantirá de imediato o terceiro posto.

A 'outra' Liga Europa
5. Famalicão, 48
6. Rio Ave, 47
7. V. Guimarães, 46

Com Sporting e Sp. Braga com a presença na Liga Europa do próximo ano praticamente garantida, restará a luta pela quinta vaga de competições europeias, à qual ainda correm três equipas. Todas elas situadas a norte do país e separadas entre si por um ponto. Está em melhor posição do Famalicão, com 48, à frente do Rio Ave (47) e V. Guimarães (46). Aqui a luta promete ser titânica e até ao último suspiro, sendo que em teoria a equipa que tem tarefa menos complicada será o Rio Ave, já que ao contrário dos dois adversários diretos não terá que enfrentar um clube grande (em ambos os casos trata-se do Benfica).

Luta pela salvação pode ferver
12. Marítimo, 34 pontos
13. Paços de Ferreira, 34 pontos
14. Belenenses SAD, 31 pontos
15. Tondela, 30 pontos
16. V. Setúbal, 30 pontos
17. Portimonense, 27 pontos

Com o Aves já destinado a jogar em 2020/21 na Segunda Liga, resta apenas definir qual a outra equipa que desce de divisão. Para esse lugar, o menos desejado, ainda há matematicamente dez 'candidatas', ainda que em teoria apenas seis estejam verdadeiramente ainda ameaçadas. Nesta luta a formação em pior situação é o Portimonense, que terá sempre de somar mais 3 pontos do que as duas equipas que estão à sua frente (Tondela e V. Setúbal). É difícil fazer previsões nesta matéria, porque a luta ainda está muito renhida, mas o certo é que se se der o caso de algarvios, beirões e sadinos acabarem empatados será o Tondela a descer por causa da desvantagem no minicampeonato a três. Ainda assim, não podemos esquecer também o Belenenses SAD, que está logo ali, com 31 pontos. E depois, ainda com chances matemáticas de descer, mas em posição menos aflitiva, estão ainda Marítimo e Paços de Ferreira (34).

Enfim, enquanto a luta no topo parece perto da sua definição, cá para trás o mais certo é termos emoção até ao derradeiro minuto. Agora resta a bola rolar para tudo se decidir!

Por Fábio Lima
4
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga NOS

Milan seduz Florentino

Italianos oferecem 3 M€ por um empréstimo de duas épocas e compra obrigatória por 30 M€

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.