Clubes portugueses são os que mais contratam na Europa

Em média, cada equipa teve 14 novos jogadores em 2016

• Foto: Bruno Teixeira Pires

Os clubes portugueses são os que mais futebolistas contratam entre as 31 principais ligas da Europa. De acordo com o estudo do Observatório do Futebol, cada equipa da 1.ª Liga nacional recrutou, em média, mais de 14 novos futebolistas em 2016. Um número do qual apenas se aproximam países como Bulgária, Chipre, Croácia, Sérvia, Turquia ou Roménia.

Estes números não contabilizam futebolistas que subiram das equipas jovens. Aqui, Portugal, apesar dos excelentes resultados das seleções jovens, está no fundo da lista. Entre os 471 jogadores dos 18 clubes da primeira divisão portuguesa, apenas 9,6 por cento são formados no próprio clube. Apenas a Turquia tem uma percentagem mais baixa (6,9%).

Portugal também está em destaque na percentagem de estrangeiros, sendo uma das sete ligas com menos de 50 por cento de futebolistas nacionais. No total, 53,5 por cento dos jogadores da 1.ª Liga são oriundos de outros países. A percentagem é apenas superior em Chipre, Turquia, Inglaterra, Bélgica e Itália.

Por Sérgio Krithinas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga NOS

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.