Os clubes portugueses são os que mais futebolistas contratam entre as 31 principais ligas da Europa. De acordo com o estudo do Observatório do Futebol, cada equipa da 1.ª Liga nacional recrutou, em média, mais de 14 novos futebolistas em 2016. Um número do qual apenas se aproximam países como Bulgária, Chipre, Croácia, Sérvia, Turquia ou Roménia.
Estes números não contabilizam futebolistas que subiram das equipas jovens. Aqui, Portugal, apesar dos excelentes resultados das seleções jovens, está no fundo da lista. Entre os 471 jogadores dos 18 clubes da primeira divisão portuguesa, apenas 9,6 por cento são formados no próprio clube. Apenas a Turquia tem uma percentagem mais baixa (6,9%).
Portugal também está em destaque na percentagem de estrangeiros, sendo uma das sete ligas com menos de 50 por cento de futebolistas nacionais. No total, 53,5 por cento dos jogadores da 1.ª Liga são oriundos de outros países. A percentagem é apenas superior em Chipre, Turquia, Inglaterra, Bélgica e Itália.
Revelou jornalista brasileiro
Jorge Jesus tenta combater limitações no treino com o desafio mental de moralizar os jogadores
O primeiro passou só uma época no FC Porto, enquanto Madi fez toda a formação no Olival
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Argentino do Fenerbahçe enfrenta longo período de paragem
Antigo treinador do Benfica recordou embate com o Sporting com estes dois 'miúdos'
O mercado de quinta-feira: todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.