Os três grandes no Facebook: A rede ressentiu-se da possibilidade de o Benfica falhar o penta

Barómetro na maior rede social do Mundo na última semana

• Foto: Bruno Colaço

A derrota do Benfica frente ao Tondela no Estádio da Luz moldou, esta semana, o resultado dos três grandes no Facebook. O FC Porto reforçou a liderança com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos na fanpage do clube. O Sporting também viu aumentar de forma expressiva a taxa de participação. Pela primeira vez neste barómetro, o Benfica aparece em último lugar. Das cerca de 776 mil interações registadas entre 27 de abril e 3 de maio, os portistas foram responsáveis por 54% do total. Os sportinguistas chegaram aos 29%, enquanto os benfiquistas tiveram uma semana abaixo do normal, com apenas 17% na soma geral.
























O FC Porto foi o grande vencedor da semana, com crescimento de 13% em relação ao último barómetro. A vitória por 1-0 sobre o CS Marítimo, no dia 29, com golo de Marega nos minutos finais do jogo, ampliou a possibilidade dos dragões conquistarem o seu 28º título da liga. Mais uma vitória dos leões, desta vez em Portimão, por 2-1 frente ao clube da casa, permitiu que o Sporting registasse uma semana positiva na rede, com crescimento de 6%.

O FC Porto continua a liderar em número de publicações no Facebook, com 71 posts, seguido pelo Benfica (48) e pelo Sporting (39). Em geral, os clubes também escreveram menos esta semana. Os dragões tiveram as duas publicações com mais ‘gostos’ do período analisado: 27 mil e 25 mil. Em primeiro lugar está a foto de regresso do clube ao continente, com um "Até já Porto".
























O primeiro post do Sporting aparece em 3º lugar, com cerca de 24 mil ‘gostos’. Curiosamente, a publicação dos leões é sobre um feito das modalidades, neste caso a celebração do título nacional de voleibol. O primeiro post das águias está em 17º lugar do total de publicações, com 7,9 mil ‘gostos’ no agradecimento à fidelidade e amor ao clube.

A disputa pelo título também pode ser vista no número de reações (gostos, partilhas, comentários) dos três grandes na rede. Como na tabela classificativa, a diferença entre o FC Porto (420 mil) e o Benfica (132 mil) acentuou-se esta semana. Já o Sporting (222 mil) aparece em segundo lugar.



Metodologia: O Barómetro dos Três Grandes é resultado da análise de conteúdo da página oficial do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook. Os cálculos levam em conta todas as publicações dos clubes durante a semana. Procura-se mensurar três fatores. Primeiro, a percentagem de envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. Segundo, o fluxo de publicações dos clubes por dia. Terceiro, o total de reações (gostos, partilhas e comentários). Essas estatísticas indicam o impacto da comunicação dos três grandes na maior rede social do mundo. Para mais informações: cmcga@iscte-iul.com

Artigo da semana passada

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga NOS

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0