Os três grandes no Facebook: FC Porto volta à liderança

Dois pontos separam Benfica e Sporting

Em período de defeso, e depois de duas semanas longe do primeiro lugar, o FC Porto volta a liderar o envolvimento dos adeptos no Facebook. Benfica e Sporting lutam pelo segundo lugar, com uma diferença de apenas dois pontos percentuais. Os portistas produziram 36% das mais de 410 mil interações registadas, entre 1 e 7 de junho, na maior rede social do mundo. Os benfiquistas aparecem em seguida, com 33% do total, seguidos de perto pelos sportinguistas, com 31%.

Os dragões (9,1%) e as águias (6,4%) disputam a posição de vencedores do período de análise, com uma ligeira vantagem para os nortenhos. Ao contrário de outros barómetros, não há uma vantagem consolidada para nenhum dos clubes. Já os leões perderam 13,9% do envolvimento, numa semana repleta de polémicas. Esse cenário pode ser visto no número de posts dos três grandes. FC Porto (43) e Benfica (42) estão praticamente empatados. O Sporting (25) foi quem menos publicou, tendo dedicado três posts a comunicações do Conselho Diretivo, entre eles, o anúncio da saída do selecionador Jorge Jesus.

O foco dos dragões e das águias já está na próxima época do futebol, enquanto os leões festejam mais um título, esta semana, Campeões Nacionais de Hóquei em Patins. O post com mais ‘gostos’ da semana, cerca de 20 mil, é a apresentação do equipamento comemorativo dos 125 anos do FC Porto, numa alusão à identidade e história. A celebração do Sporting pela conquista do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, no dia 2 de junho, rendeu cerca de 18 mil ‘gostos’. A publicação do Benfica com mais ‘gostos’, cerca de 8,2 mil, é um vídeo promocional que dá as boas-vindas ao avançado chileno Nicolás Castillo.
Benfica (136 mil) e Sporting (126 mil) perderam reações (gostos, partilhas e comentários) esta semana no Facebook. Os leões foram os mais penalizados, com queda de 22,8% em comparação com o barómetro passado. As águias também tiveram uma pequena oscilação negativa de 0,8%. No outro extremo, os dragões (146 mil) registaram saldo positivo de 1,25%.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga NOS

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0