Os três grandes no Facebook: Sporting chega à liderança, Benfica e FC Porto disputam 2.º lugar

Barómetro da última semana na maior rede social do mundo

• Foto: Paulo Calado

Pela primeira vez desde que este barómetro começou a ser feito, o Sporting chegou à liderança do envolvimento dos adeptos com os clubes no Facebook. Os dados são mais notáveis tendo em conta que os leões têm a fanpage com o menor número de seguidores entre os três grandes. Benfica e FC Porto disputam o segundo lugar, com uma pequena vantagem para os nortenhos. Os sportinguistas produziram 36% das mais de 447 mil interações registadas, entre 25 e 31 de maio, na maior rede social do mundo. Os portistas vêm em seguida, com 33% do total. Os benfiquistas perderam seis pontos em relação à semana passada e, agora, estão com 31%.












Os leões foram os grandes vencedores da semana, com crescimento de 33% em relação ao último período. As águias (16%) e os dragões (8%) perderam envolvimento dos adeptos. Com o fim da Liga NOS e as equipas de férias, os clubes publicam menos, pela segunda semana consecutiva. O FC Porto publicou 51 vezes, seguido pelo Benfica (38) e pelo Sporting (32).










O post com mais ‘gostos’ da semana, cerca de 23 mil, é a comemoração do Sporting pela conquista da Taça de Portugal de Futebol Feminino, a 27 de maio, sobre o Braga, por 1-0. A publicação do Benfica com mais ‘gostos’, cerca de 17 mil, destaca as palavras de Cristiano Ronaldo sobre a equipa da Luz, numa entrevista à Chiringuito TV: "Em Portugal, o clube que as pessoas mais falam é o Benfica", afirmou o avançado do Real Madrid e atual detentor da Champions League. O foco dos portistas continua a ser a próxima época. O seu post com mais gostos, cerca de 9,6 mil, é a apresentação do equipamento principal 2018/2019.

Os três grandes perderam reações (gostos, partilhas e comentários) esta semana no Facebook. Os leões (163 mil) foram menos penalizados, cerca de 10%, e, por isso, ocupam o primeiro lugar na estatística. Os dragões (146 mil) e as águias (137 mil) também perderam reações, com queda mais acentuada para o Benfica (44%) do que para o FC Porto (38%).














Autor: Célia Gouveia e Branco Di Fátima (desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso)

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga NOS

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.