Surfistas entram na onda do título

Um outra Liga disputa-se a partir de hoje no mar de Matosinhos e com os três grandes dentro de água

Salvador Couto, Teresa Bonvalot e Ruben Gonzalez antecipam emoções do futebol
• Foto: Movenotícias

Claro que não é fácil fazer três surfistas entrar na onda do título nacional de futebol e nas grandes decisões deste fim de semana e que incluem, como é óbvio, também um frenético dérbi lisboeta que pode ditar quem vai ficar com os milhões da Champions. Mas com maior ou menor dificuldades, os dignos ‘representantes’ dos três grandes conseguiram fazer a sua parte, opinando até com conhecimento da causa futebolística.

Naturalmente, o encontro com a reportagem de Record teve como pano de fundo o mar e, neste caso, o de Matosinhos, onde a partir das 8 horas de hoje já todos se fazem à água (ainda) gelada no início da segunda etapa da Liga MEO Surf, a principal competição da modalidade.

Neste particular caso, de resto, estamos perante o verdadeiro passado, presente e futuro, com o veterano Ruben Gonzalez a garantir que, aos 40 anos, ainda está aí para as ondas, ele que é o mais velho do circuito, mas não apresenta um olhar nostálgico quando se recorda daquele dia em que, aos 19 anos, derrotou um tal de Kelly Slater numa etapa da World Tour, em Sintra. "Vejo pouco futebol", avisou logo o benfiquista Ruben Gonzalez que, do alto da sua natural maior sabedoria, passou a bola aos ‘putos’, a sportinguista Teresa Bonvalot e o portista Salvador Couto, ambos com 18 anos e, cada um à sua maneira, esperanças do surf nacional, com a leonina acérrima a ser já a grande candidata a tornar-se na primeira portuguesa qualificar-se para o Women’s World Tour. Sem grandes discussões pelo meio, o trio entrou na onda do título e concluiu: "Claro que vai ser do FC Porto!"

O petiz dragão quer ganhar ao veterano

O surf é capaz de ser a única modalidade que ‘consegue’ colocar em competição um veterano de 40 anos e um petiz de 18, mas é isso que vai acontecer com Ruben Gonzalez e Salvador Couto na praia de Matosinhos este fim de semana. Ruben não utiliza aquele velha expressão de que a ‘velhice é um posto’, mas admite que a "experiência faz muitas vezes a diferença nas decisões que se tomam dentro de água". Algo que Salvador corrobora e promete aprender com o ‘mestre’, brincando para fechar a conversa cheia de sorrisos: "Ai então tu és benfiquista..."

Camisola do míster e ídolo

Salvador Couto não merece o maior espaço individual porque é um dragão de quatro costados e deve ser ele a sorrir como campeão durante este fim de semana. A realidade é que foi ele quem se apresentou equipado a rigor para a reportagem, vestindo, ainda por cima, uma camisola muito especial, a de Sérgio Conceição quando o agora treinador era ainda um craque dos relvados.

"Não me lembro do jogo, mas sei que consegui ir ao balneário e todo o plantel assinou a camisola. O Sérgio Conceição era o meu ídolo e quando jogava queria sempre ser como ele", destacou o jovem Salvador que, apesar dos seu tenros 18 anos acabados de completar em março, já tem uma história para contar de futebol: "Cheguei a ir às captações do FC Porto. Era defesa-direito e acho que até tinha jeito, mas depois conheci o surf e passou a ser esta a minha paixão."

Já quatro vezes mas quer mais

Recordista em títulos nacionais, com quatro, a par de Vasco Ribeiro, que o apanhou no ano passado, Ruben Gonzalez ainda compete no circuito mundial de qualificação e foi pioneiro do surf de ondas grandes em Portugal. Aos 40 anos, continua insaciável e ontem não parava de olhar para o mar. Mal acabou a entrevista, foi vestir o fato e lá entrou... 

Até podia ser uma futebolista

Teresa Bonvalot chegou a jogar futebol com a irmã no Malveira da Serra. "Gostava mesmo muito e estava sempre a jogar", recorda a jovem de 18 anos, agora sem tempo até para estudar. Perdeu-se uma possível futebolista e ganhou-se uma promissora surfista que, nos últimos quatro meses, não parou em Portugal e andou por esse Mundo fora... 

Por António Mendes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga NOS

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0