Record

A importância do pivô nas vendas

Diretor portista em colóquio no brasil

O FC Porto marcou presença num seminário sobre finanças e gestão de risco no futebol, que decorreu em São Paulo, no Brasil. Jorge Frias Rocha, diretor de planeamento financeiro e controlo de gestão dos dragões, falou de alguns princípios de gestão da SAD em entrevista ao Globo Esporte, entre eles a existência de "jogadores pivô" ao nível das vendas.

"Num plantel, nem todos são bem-sucedidos. E há aquele jogador a que chamamos de pivô. Ou seja, é a âncora de outros jogadores. É o que gostamos de manter até o final, não vamos ganhar muito dinheiro com ele, mas sabemos que a forma como joga potencializa o jogo dos outros", referiu, admitindo que o mercado brasileiro já foi mais convidativo para os grandes portugueses: "Há duas dificuldades. Primeiro, o facto do jogador brasileiro ser mais caro, então o potencial de lucro é menor. E o outro é que cada vez mais existe uma conectividade direta entre clubes brasileiros e clubes de maior dimensão na Europa."

Num momento em que, no Brasil, se discute a possibilidade dos clubes virem a formar SAD, o diretor portista disse que, pelo menos em Portugal, pensar em sociedades que não precisem de vender "é utopia". "Estamos num mercado concorrencial, estamos a competir com clubes como Liverpool na Champions. (...) FC Porto, Benfica e Sporting, em receitas televisivas, têm por volta de 45 milhões de euros/ano. O último clube da Premier League recebe cerca de 120 milhões de euros..."

Fair play financeiro com peso na banca

No seguimento do que está nos planos da SAD, Jorge Frias Rocha conta que "neste ano ou no próximo, no máximo", o FC Porto finalize o processo de cumprimento do acordo financeiro realizado com a UEFA. Fator importante para um bom relacionamento com a banca. "Não gostamos de estar [nesta situação], até porque é um processo ruidoso quando se entra na questão do financiamento. Temos que ter a folha limpa na área financeira", concluiu.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas