Record

Champions azul e branca

Domínio face aos rivais nacionais

O FC Porto alcançou o seu 10º apuramento para a fase de eliminatórias da Liga dos Campeões sob o atual formato da prova [ver infografia], às quais se juntam ainda mais quatro presenças na fase decisiva segundo os modelos anteriores (1993/94, 1996/97, 1999/00 e 2001/02). Desde 2003/04, ano em que os dragões ergueram o troféu em Gelsenkirchen, a superioridade azul e branca sobre os rivais nacionais neste patamar de elite é muito vincada.

Os portistas alcançaram um volume total de 141 pontos na fase de grupos, contra 134 de Benfica (81), Sporting (41) e Sp. Braga (12) somados. Fruto da sua presença regular na competição, o FC Porto tem sido capaz de adquirir um estofo que lhe permite obter grandes resultados no cenário internacional, arrecadando milhões e valorizando ativos que têm suportado grandes transferências. Basta reparar que, neste período, na única ocasião em que os dragões se viram impedidos de competir na Liga dos Campeões, em 2010/11, sagraram-se campeões da Liga Europa com Villas-Boas. O objetivo, agora, é chegar aos ‘quartos’ pela 5ª vez neste modelo.

Encaixe europeu atinge montante de 23,7 milhões

Com o triunfo frente ao Monaco, e consequente apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o FC Porto elevou as verbas garantidas pela sua participação europeia até à fasquia dos 23,7 milhões de euros. A maior fatia do bolo diz respeito ao prémio de participação na fase de grupos, que ascende a 12,7 milhões de euros. No que toca à prestação desportiva, os portistas asseguraram 5 milhões de euros por via dos seus três triunfos e do empate alcançado na Turquia. Dissipadas as derradeiras dúvidas sobre o acesso ao ‘mata-mata’ da competição, o FC Porto pode contar com mais 6 milhões de euros da UEFA. Um pecúlio que ajuda a SAD a aliviar a sua situação financeira.
Por Vítor Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas