Evolução do modelo garante mais bola

Fiel da balança a atuar longe de casa

• Foto: Lusa

O FC Porto leva 5 jogos consecutivos para o campeonato, fora de casa, a aumentar a percentagem de posse de bola. Tendo em conta a natural superioridade dos azuis e brancos quanto atuam no Dragão, é nessas partidas no reduto dos adversários que pode ser encontrado o fiel da balança da evolução do modelo de José Peseiro.

Apesar da aura de treinador de controlo absoluto fomentada por Julen Lopetegui, a verdade é que o espanhol apenas registou mais 1,5% de posse de bola no Dragão em relação a José Peseiro (64,2% contra 62,7%), beneficiando do facto de ter registado mais dois jogos esta época nessa condição (9 contra 7). Nas partidas fora, o treinador que chegou para tentar recolocar o FC Porto nos eixos começou por ter êxito em três jogos consecutivos a atuar fora tendo menos bola do que o adversário: foi assim, contra Estoril (48%), Benfica (42%) e Belenenses (46%).

Todavia, era evidente que tendo mais tempo para trabalhar com o plantel, e apesar do calendário sobrecarregado, Peseiro iria tentar dar maior identidade à posse e circulação. Após a partida a Luz, o FC Porto passou a ter cada vez mais bola, começando ainda em défice no Restelo (46%), mas começando a tomar conta das partidas com Sp. Braga (56%), V. Setúbal (57%), P. Ferreira (61%) e Académica (65%), mesmo perdendo no Minho e na Mata Real.

Entretanto, e neste caso segundo o ‘Goalpoint’, o FC Porto, cuja exibição no clássico agradou a Peseiro, é a 3ª equipa das principais ligas europeias que mais oportunidades cria (13,3 de média), só sendo superado por Real Madrid e Bayern Munique. Falta a eficácia.

Por Vítor Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.