FC Porto-Getafe, 2-1: dragões conquistam a Copa Ibérica

Jovem avançado de 17 anos marcou o golo do triunfo

90'+4 - Apito final! O FC Porto derrota o Getafe por 2-1 e conquista a primeira edição da Copa Ibérica. Cabrera adiantou os espanhóis na primeira parte, mas os golos de Pepe e Fábio Silva na segunda metade permitiram a reviravolta dos portistas.

90'+3 - Ignasi Miquel a desviar de cabeça, após livre, e a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza de Diogo Costa. Lance de muito perigo para a baliza portista.

90' -
O árbitro José Quitério dá 4 minutos de compensação.

88' -
Ação de Nakajima pela direita a resultar em novo canto para o FC Porto. Entretanto, nos dragões há nova alteração: Zé Luís sai com queixas na perna esquerda e entra Aboubakar.

85' -
Novo canto para os dragões, a bola sobrou para Bruno Costa que, de muito longe, atirou completamente ao lado...

81' - Golo do FC Porto!!! Marca Fábio Silva! Canto de Alex Telles, primeiro cabeceamento de Zé Luís foi defendido por Yáñez, mas a bola sobrou para Fábio Silva e o miúdo de 17 anos, feitos há poucos dias, não falhou o remate.

78' -
Cartão amarelo para Fábio Silva por entrada sobre Mathias Oliveira.

76' -
Novas alterações no FC Porto: saem Sérgio Oliveira e Marcano e entram Bruno Costa e Diogo Leite.

75' -
Tal como na 1.ª parte, eis a pausa para os jogadores se hidratarem.

73' -
Esta fase continua marcada por muitas faltas. Entretanto, entra Tomás Esteves para o lugar de Manafá e entra também Fábio Silva para o lugar de Corona.

69' -
Livre batido por Corona e Marcano, ao segundo poste, a cabecear ao lado da baliza agora defendida por Yáñez.

67' -
Cartão amarelo para Harper, por entrada dura sobre Pepe. Está a ficar 'quentinho' este jogo...

65' -
Confusão entre jogadores, num lance em que Pepe ficou caído no relvado. Um 'sururu' entre o central portista e Merviel Streeker gerou uma pequena confusão, resolvida pelo árbitro com um cartão amarelo para Streeker e outro para Pepe.

60' -
Alterações no FC Porto: saem Luis Díaz e Romário Baró e entram Nakajima e Otávio.

56' -
Danilo Pereira queixou-se da face depois de um lance com Maksimovic... 

52' - Golo do FC Porto!! Marca Pepe, de cabeça, ao segundo poste, na sequência de canto cobrado por Sérgio Oliveira no lado esquerdo.

48' -
Defede Chichizola! Zé Luís serviu Luis Díaz, que isolou-se frente ao guarda-redes. Díaz rematou e o guardião defendeu para canto.

46' - Início da 2.ª parte do jogo.
O Getafe regressa com 10 alterações. Entram na partida Yáñez, Bergara, Lazo, Harper, Mathias Oliveira, Maksimovic, Miquel, Hugo Duro, Rubio e Streeker. Do onze titular só permanece Poulolo. O FC Porto mantém a equipa que terminou a primeira metade.


45'+2 - Intervalo em Portimão.
O FC Porto vai para o período de descanso em desvantagem, fruto do golo de Leandro Cabrera, aos 39'. 

45' -
Luis Díaz outra vez muito perto do golo! Chichizola faz a mancha a Zé Luís, que deixa a bola para Luis Díaz. Mas este rematou mal e falhou a oportunidade de empatar.

42' -
Manafá arrancou a todo o gás pelo flanco direito, cruzou mas Chichizola estava atento e encaixou a bola.

39' - Golo do Getafe!! Canto cobrado por Damián Suárez e Leandro Cabrera a saltar mais alto que toda a gente para inaugurar o marcador.

38' -
Canto para o Getafe.

36' -
Chichizola tenta sair a jogar, mas mal. A bola sobra para os dragões, mas Luis Díaz acabou por perder o lance para os adversários.

33' -
Recomeçou a partida. 

31' -
Jogo interrompido para os jogadores se refrescarem. O próprio relvado está a ser regado...

30' -
Jogada de Romário Baró pela direita, passou para Corona, o mexicano serviu Danilo Pereira e o capitão rematou em jeito, mas Chichizola estava atento e defendeu.

24' -
Livre para o FC Porto, desvio de Corona ao primeiro poste e Marcano, no segundo poste, a atirar de cabeça ao lado do alvo.

22' -
Luis Díaz muito perto do golo! O extremo recebeu a bola nas costas da defesa, o guardião Chichizola saiu da área para afastar a bola mas não conseguiu, esta sobrou para Luis Díaz mas depois permitiu que Chichizola recuperasse a posição para defender o remate.

19' -
Remate do Getafe, em plena área do FC Porto, a resultar em pontapé de canto. Na sequência, Bruno González atirou ao lado...

18' -
Belo passe de Romário Baró à procura de Corona, que se isolava nas costas da defesa do Getafe. Mas a equipa de arbitragem assinalou fora-de-jogo.

10' -
Alteração nos dragões confirmada. Entra Zé Luís para o lugar de Tiquinho Soares. O brasileiro não escondeu um desconforto devido ao lance logo no início do jogo.

9' -
Vai haver subtituição no FC Porto. Soares não está totalmente recuperado daquele choque com um adversário no início da partida...

7' -
Primeiros minutos mornos no Estádio Municipal de Portimão.

3'
- O jogo já recomeçou. Soares já reentrou.

Na tribuna presidencial está Pinto da Costa, presidente do FC Porto, ao lado de Theodoro Fonseca, o principal investidor do Portimonense. Pedro Proença, líder da Liga, e Sónia Carneiro, diretora executiva coordenadora, também estão na bancada presidencial.

2' -
Soares está caído no relvado, depois de um adversário o ter atingido.

1'
- Apito inicial. Começou a final da Copa Ibérica! Saiu a jogar o FC Porto.

- Dentro de instantes vai começar a partida. Os jogadores estão nos balneários.

- O FC Porto vai estrear, nesta partida, o terceiro equipamento, onde predomina o azul escuro. Isto depois de ter utilizado o traje principal diante do Fulham e o segundo equipamento, amarelo, na partida frente ao Betis.

- Em relação à partida anterior, diante do Betis, Sérgio Conceição mantém no onze apenas quatro jogadores: Pepe, Manafá, Sérgio Oliveira e Romário Baró. Refira-se que Manafá jogo pela esquerda diante da formação de Sevilha, mas hoje será lateral-direito, pois Alex Telles está de regresso à titularidade.

- Recuperamos, agora, o onze do FC Porto: Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano, Alex Telles, Danilo Pereira, Sérgio Oliveira, Romário Baró, Luis Díaz, Corona e Soares.

- Esta final da Copa Ibérica será arbitrada por José Quitério, juiz de 42 anos da AF Lisboa. Será auxiliado por Ricardo Oliveira e Bruno Nunes, enquanto Diogo Coelho será o 4.º árbitro.

- Banco dos espanhóis: Ruben Yáñez, Markel Bergara, Portillo, Ángel Rodríguez, José Carlos Lazo, Jack Harper, Ismael de Andrés, Enric Gallego, Mathias Oliveira, Maksimovic, Ignasi Miquel, Hugo Duro, Miguel Rubio e Merveil Streeker.

- Onze do Getafe! Leandro Chichizola, Bruno González, Leandro Cabrera, Jaime Mata, Marc Cucurella, Raúl Carnero, Robert Ibáñez, Mauro Arambarri, Jorge Molina, Damián Suárez e Florent Poulolo.

- Os jogadores já realizam os exercícios de aquecimento no relvado do recinto algarvio.

- No banco dos dragões estarão: Vaná, Mbaye, Osorio, Saravia, Tomás Esteves, Diogo Queirós, Diogo Leite, Bruno Costa, Otávio, Aboubakar, Nakajima, Zé Luís, Fábio Silva, Galeno, Madi Queta e Fernando Andrade.

- Onze oficial do FC Porto!!! Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano, Alex Telles, Danilo Pereira, Sérgio Oliveira, Romário Baró, Luis Díaz, Corona e Soares.

- A comitiva portista chegou, há instantes, ao Estádio Municipal de Portimão, onde irá decorrer esta final da Copa Ibérica. 

- Tal como aconteceu na sexta-feira, a equipa de Sérgio Conceição deverá contar novamente com um forte apoio dos seus adeptos, já que são muitos os que passam férias em Portimão nesta fase do ano.

- Luis Díaz foi outro jogador em evidência. O colombiano que chegou neste verão do Junior Barranquilla está entusiasmado com a integração e considerou até que o FC Porto é "como uma família".

- Quanto ao médio, mostrou ser mais uma opção a ter em conta no meio-campo ofensivo. Várias foram as vezes em que foi aplaudido pelos adeptos.

- São eles Tomás Esteves e Romário Baró, ambos com boas exibições diante do Betis. O lateral-direito está a impor-se e a criar problemas a Renzo Saravia, reforço que ainda não convenceu.

- Para além de Diogo Costa, há mais dois jovens que se têm evidenciado nesta pré-época e que vão de encontro ao objetivo do clube, que é aproveitar os talentos formados no Olival.

- Quem também está fora das opções do técnico portista é André Pereira. O avançado, que está encaminhado para o V. Guimarães, por empréstimo, recupera de uma distensão muscular e faz treino condicionado.

- Sérgio Conceição já sabe que não vai contar com o senegalês Loum no encontro da final. O médio lesionou-se ainda no decorrer da primeira parte do jogo frente ao Betis, tendo feito uma microrrotura na coxa direita.

- A equipa onde joga o português Antunes, que não esteve e campo, devido a lesão, foi a revelação do campeonato espanhol na época passada, tendo acabado em 5.º lugar. Esta temporada vai estar na Liga Europa.

- Quanto ao Getafe, levou a melhor sobre o Portimonense, clube que recebe esta edição do troféu. Os andaluzes venceram por 3-2, depois de um empate a zero no final do tempo regulamentar.

- Isto numa fase em que muito se fala na chegada de um homem para ocupar o lugar de Iker Casillas na baliza do FC Porto. A prioridade da SAD continua a ser o alemão Kevin Trapp.

- No entanto, o herói dos portistas acabou por ser o guarda-redes Diogo Costa. O jovem em quem Sérgio Conceição apostou na segunda parte defendeu o remate de Marc Bartra e foi eleito o homem do jogo.

- O FC Porto derrotou o Betis por 5-4, após uma igualdade a um golo no final do tempo regulamentar. Os andaluzes colocaram-se em vantagem com um tento de Juanmi, mas o reforço Zé Luís levou o jogo para os penáltis através de um grande remate de fora da área.

- Tanto os dragões como os espanhóis chegaram ao jogo decisivo da competição depois de terem vencido o Betis e o Portimonense, respetivamente, no desempate por penáltis.

- Este é o segundo troféu que os portistas podem conquistar neste estágio no Algarve, depois de já terem vencido a Summer Cup, em Albufeira, na sequência de uma vitória frente ao Fulham.

- Boa tarde! O FC Porto defronta o Getage na final da Copa Ibérica, um torneio de pré-temporada no Algarve. O apito inicial está marcado para as 20h30. Para seguir em direto!

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.