O FC Porto anunciou esta quinta-feira, que fechou o exercício de 2018/2019 com um resultado líquido consolidado de 9,47 milhões de euros, o que compara com prejuízos de 28,444 milhões de euros no exercício anterior. Já o resultado líquido individual da FC Porto SAD foi de 12,896 milhões.
A cotada liderada por Pinto da Costa, num comunicado à CMVM, explica a melhoria das contas com a "excelente performance do FC Porto na edição 2018/2019 da UEFA Champions League e ao início da contabilização do contrato celebrado com a Altice, em dezembro de 2015, para a cedência de direitos de transmissão televisiva".
No ano passado, o FC Porto chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões, o que justifica o forte crescimento dos proveitos, que passaram de 105,8 milhões de euros para 176,3 milhões de euros.
As receitas com a participação na Champions representam quase metade deste valor, pois superaram os 80 milhões de euros, quando na época anterior tinham ascendido apenas a 31 milhões de euros. As receitas com direitos de transmissão televisivos quase duplicaram para 42,5 milhões de euros.
Em sentido inverso, o Porto reduziu o encaixe com a venda de passes de jogadores, com as receitas a descerem de 50 milhões de euros para 42,6 milhões de euros no exercício terminado em junho deste ano.
Entre as vendas efetuadas na última época pelo FC Porto estão as transferências de Ricardo Pereira para o Leicester e Diogo Dalot para o Manchester United. No comunicado à CMVM, a SAD liderada por Pinto da Costa não discrimina as vendas que estão contabilizadas no último exercício.
Custos aumentam e capital próprio continua negativo
Também do lado dos custos a evolução foi desfavorável, pois estes aumentaram mais de 12% para 150,5 milhões de euros. Destacaram-se os custos com pessoal, que subiram de 78,8 milhões de euros para 91,6 milhões de euros.
Ainda assim, os indicadores operacionais evidenciam uma melhorai clara. Os resultados operacionais (excluindo jogadores) passaram de valores negativos para 25,7 milhões de euros. Já o EBITDA mais do que duplicou, atingindo 73,8 milhões de euros.
Tento do jogador do FC Porto foi o mais votado pelos adeptos
Incidente entre Pedro Ribeiro e Sérgio Conceição
Não foram feitas detenções
Só o Zenit, em 2011/12, ‘roubou’ um apuramento em casa aos portistas com estes a dependerem de si
Empate ou triunfo dos espanhóis garante automaticamente sexto lugar do ranking UEFA ao nosso país
Um gráfico que permite entender a evolução ao longo do tempo
Adeptos do Malmo não perdoam o avançado sueco por se ter tornado coproprietário do Hammarby
Antigo internacional português contra a ideia de uma SuperLiga à escala mundial
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.