Record

Inaugurado Centro de Treinos e Formação de Olival/Crestuma

ESPERANÇAS COM ESPAÇO

Foi ontem inaugurado oficialmente o Centro de Treinos e Formação de Olival/Crestuma que servirá o FC Porto nos próximos 50 anos.

A cerimónia de inauguração, realizada com toda a pompa e circunstância, a que não faltou a bênção pelo padre Jorge Duarte, foi presidida, em união, pelo SED, Hermínio Loureiro, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, e contou com a presença de inúmeras individualidades do desporto e da política nacional.

Num dia marcado pela preocupação em torno do dinheiro envolvido no futebol português, Pinto da Costa afirmou esperar que este centro de operações do futebol portista melhore a produção da equipa profissional e ajude a formar novos talentos.

Luís Filipe Menezes, por seu turno, mostrou-se confiante no forte contributo da estrutura para o desenvolvimento e apontou-o como um símbolo de convergência de interesses na Área Metropolitana do Porto (AMP).

Uma ideia sublinhada por Pinto da Costa: “O FC Porto há muito que ultrapassou a cidade. Hoje estamos aqui com imensa alegria como estamos em Gondomar, com o Hóquei em Patins, como estamos na Póvoa, com o Andebol, como estamos em Matosinhos, com o Basquetebol, e queremos estar o mais diversificados possível na AMP que é onde está o coração do FC Porto.”

O Estado, através do seu representante, também deposita fortes esperanças em que o complexo sirva de exemplo para o País futebolístico apontando-o como um “garante de futuro”. Notável foi a presença da UEFA, através do vice-presidente Angel Villar, perspectivando o Euro-2004.

Pinto da Costa

“A partir do dia 12 passamos a ter aqui o nosso trabalho diário e espero que venha a dar grandes resultados, não só em termos da equipa principal como, sobretudo, na formação de jovens. Vão ter condições excepcionais. O dr. Luís Filipe Menezes teve uma visão estratégica quanto ao importante desenvolvimento que este centro traria para esta zona. Hoje, além de todas as outras pessoas, está aqui um membro do Governo e isso não seria possível sem este centro de estágio, por isso estou muito satisfeito.”

Hermínio Loureiro

“Este centro de formação desportiva é o exemplo da visão estratégica e da antecipação dos problemas. Temos de aprender com os erros dos outros e contamos com dirigentes com uma visão que não se compadece com passos em falso ou em fugas para a frente. O tempo em que, porventura, a ilusão terá suplantado a realidade começa a dar lugar à responsabilidade. O futebol profissional pode e deve reduzir o número de jogadores nos seus plantéis e admitir que contenção salarial é um imperativo de gestão.”

Luís F. Menezes

“Foi a pensar no desenvolvimento desta região que idealizámos esta obra e estou certo que será um sucesso numa visão global da área metropolitana do Porto. Percebo que não se goste de Pinto da Costa porque ele é um dos símbolos (que não são muitos) do sucesso do Norte. O FC Porto é um caso único no País comparável com o que é o fenómeno do Barcelona na Catalunha, porque representa uma maneira muito própria de ser desta região. Não acredito que alguém não olhe o FC Porto com respeito e admiração.”
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

M