Julio Baptista esteve perto de assinar pelos dragões

Saída de Lopetegui acabou por abortar o negócio

• Foto: Getty Images

O experiente médio-avançado Julio Baptista, de 34 anos, esteve muito perto de reforçar o FC Porto em janeiro. Segundo o próprio internacional brasileiro, a negociação só não se concretizou por causa da saída do treinador Julen Lopetegui do Dragão, para a chegada de José Peseiro.

"As negociações estavam muito avançadas, mas nós sabemos como as coisas funcionam no futebol... Estava apalavrado com o FC Porto. Mas num dia o treinador lá está e três dias depois já não e isto muda muita coisa", explicou Baptista, esta semana, à rádio espanhola Cope.

Sem clube desde o fim de dezembro, quando terminou o seu contrato com o Cruzeiro, Julio Baptista está a treinar nas instalações do SD Ponferradina, equipa do segundo escalão espanhol, na cidade de Ponferrada, região de Castela e Leão. A escolha para aprimorar a forma física em Ponferrada não foi por acaso, assim como a preferência do antigo jogador do Real Madrid por assinar com o FC Porto. Segundo apurou Record, a esposa de Julio Baptista, a ex-modelo espanhola Silvia Nistal, está grávida e deseja ficar perto da família após o nascimento do bebé, programado para o próximo mês. A companheira do futebolista brasileiro é natural de Cubillos del Sil, que fica a pouco mais de 300 quilómetros da Invicta.

Carreira vasta

Contratado há três anos pelo Cruzeiro com o estatuto de grande estrela, Baptista foi bicampeão brasileiro nas temporadas 2013 e 2014, mas o seu desempenho nunca conquistou os adeptos. No ano passado, o médio-avançado passou por uma cirurgia no joelho direito e fez somente três jogos durante a época. O agravamento dos problemas físicos e o alto salário levaram o emblema de Belo Horizonte a não renovar o seu contrato.

Revelado pelo São Paulo, Julio Baptista teve passagem destacada pelo futebol europeu. Em Espanha, jogou por duas temporadas no Sevilha e por três no Real Madrid, clube que cedeu o brasileiro por uma época ao Arsenal. O médio-avançado ainda passou dois anos e meio na Roma, antes de transferir-se para o Málaga.

No regresso para Espanha, os problemas físicos passaram a fazer parte da rotina do internacional brasileiro, que fez apenas 33 jogos em duas épocas e meia, antes de ficar livre para assinar com o Cruzeiro.

Julio Baptista também tem uma passagem importante pela seleção brasileira. Foram 5 golos em 47 jogos com a famosa camisola amarela, incluindo o Mundial de 2010, na África do Sul.

Por Mamede Filho
3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.