Kelvin saiu e... plantel ficou vazio de campeões

Um caso único em quase 40 anos

• Foto: Arquivo/Luís Vieira

Numa altura em que o FC Porto tenta reerguer uma cultura de clube que muitos consideram ter-se diluído no tempo, por força das novas tendências do mercado, não deixa de ser relevante o facto de neste momento não existirem jogadores no plantel às ordens de Nuno Espírito Santo que tenham sido campeões nacionais pelos dragões.

Varela e Kelvin eram os resistentes dessa geração, mas deixaram o FC Porto recentemente, provocando uma situação inédita no historial do clube em quase quatro décadas. O português saiu a título definitivo para o Kayserispor, enquanto o brasileiro, que marcou o golo que deu o último campeonato aos dragões, em 2012/13, foi novamente emprestado, desta vez ao Vasco da Gama.

Desde 1977/78, época em que o FC Porto quebrou a barreira de 19 anos sem ser campeão, que não se via uma situação idêntica. Mesmo nos períodos mais extensos em que os portistas estiveram sem conquistar o campeonato, como foram os períodos compreendidos entre 1979/80 e 1983/84 e 1999/2000 e 2001/02, o plantel teve sempre jogadores campeões pelo clube. Elementos como Rodolfo, Gomes, Lima Pereira, Frasco e Costa, numa primeira fase, Vítor Baía, Jorge Costa, Aloísio e Paulinho Santos numa segunda, revelaram-se determinantes para que a cultura do FC Porto perdurasse no tempo, passasse de geração em geração, estando na base das grandes conquistas nacionais e internacionais.

Influência do treinador

Tendo consciência dessa escassez de jogadores com mística, não foi por acaso que a SAD apostou forte na contratação de um treinador com cultura do clube e um perfil capaz de transmitir ao grupo, especialmente aos mais novos, os princípios do FC Porto. Nuno Espírito Santo foi campeão nacional por diversas vezes, conquistou os mais importantes troféus a nível internacional e esteve na origem do célebre lema ‘Somos Porto’ que se tornou uma imagem de marca do clube. Fazer do Estádio do Dragão uma fortaleza é um rótulo que em tempos foi atribuído ao Estádio das Antas.

Experiência chegou de fora

Sendo verdade que o plantel não dispõe de jogadores campeões pelo FC Porto, não é menos importante realçar que há muitos elementos no atual grupo que já foram campeões por outros clubes e que transmitem essa experiência aos mais novos. Falamos de Iker Casillas (Real Madrid), Maxi Pereira (Benfica), Miguel Layún (América do México), Felipe (Corinthians), Marcano (Olympiacos), Alex Telles (Galatasaray), Óliver Torres (Atlético Madrid), Jesús Corona (Monterrey) e Depoitre (Gent).

Em termos internacionais é também importante destacar as inúmeras conquistas de Iker Casillas tanto pelo Real Madrid como por Espanha, a Copa América erguida por Maxi Pereira e o título europeu de Danilo Pereira pela Seleção Nacional.

Um capital de experiência que Nuno Espírito Santo tem procurado fazer valer na condução do grupo de trabalho e que se tem feito notar com o decorrer do campeonato, especialmente na defesa, sector que não tem parado de receber elogios pela sua solidez e que apresenta os jogadores com maior rodagem.

A título de curiosidade, refira-se que José Sá, João Costa, Chidozie e André Silva foram campeões da 2ª Liga, na época passada, em representação do FC Porto B. 

NÚMEROS

22 minutos jogou Kelvin entre o regresso do empréstimo ao São Paulo e nova cedência, agora ao Vasco da Gama. O brasileiro entrou no decorrer do jogo frente ao Moreirense para receber a ovação do Dragão. A sua saída deixou o plantel sem campeões pelo FC Porto

4 os jogadores que começaram a época passada que foram campeões na época 2012/13. Alex Sandro saiu ainda em agosto, Maicon partiu a meio da época e Helton foi dispensado no final da temporada. Varela começou esta campanha, mas também já deixou o Dragão

7 épocas e meia foi a ligação de Varela ao FC Porto. Depois de ter conquistado três títulos nacionais e uma Liga Europa, entre outros troféus, saiu para o Kayserispor, ele que foi colega de equipa de Nuno Espírito Santo no Dragão

Por Rui Sousa
3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.