Lopetegui: «No final foi incompreensível»

Ex-técnico do FC Porto diz que estava a fazer bom trabalho

• Foto: José Moreira

Julen Lopetegui saiu a mal do FC Porto, despedido de forma unilateral. O técnico espanhol acabou por deixa a Invicta sem títulos ao cabo de uma temporada e meia no clube e contou como viveu tudo no emblema azul e branco, em jeito de resumo.

"Há dois anos demos o passo de ir para Portugal e a experiência foi maravilhosa, muito enriquecedora ainda que no final fosse incompreensível. Estávamos a fazer um bom trabalho e a equipa tinha hipóteses em três competições: Taça de Portugal, campeonato e Liga Europa", começou por aferir em entrevista à versão espanhola da Eurosport. O antigo guarda-redes lamenta que a SAD portista tenha tomado a opção de vender sete titulares da equipa em 2014/15, algo que condicionou o trabalho de Lopetegui já esta temporada.

"No primeiro ano no Porto, construímos uma boa equipa para chegar a um nível de efetividade e rendimento que foi mudado no segundo ano porque se venderam sete titulares, fazendo-se uma rentabilização económica. Perdemos potencial mas se tens jogadores inteligentes que entendem porque é que as coisas acontecem assim como as decisões dos treinadores, tudo é mais fácil de reconstruir. Um futebolista convencido é um jogadores mais efetivo. Há ocasiões em que o jogador não entende o jogo e então deves procurar a repetição dos exercícios nos treinos para que memorizem aquilo que queres que façam."

Lopetegui foi instado se lhe custou adaptar-se a uma realidade marcada por ser "muito presidencialista". O antecessor de José Peseiro esclarece que o modus operandi de um clube tem a ver com a sua organização e recusou ir mais além na sua análise.

"O tipo de futebol não se associa ao país, tem muito mais a ver com o funcionamento de cada clube e com a forma de viver o dia a dia. Isso é igual em qualquer parte do Mundo, seja em Portugal, Espanha, Itália, França ou outro país onde há organizações diferentes. Não se pode dizer que todo o futebol português seja igual. Há até clubes que se assemelham a outros mesmo sendo de distintos países."

Por Flávio Miguel Silva
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0