Ponte entre equipas técnica e médica

Fisiologista Eduardo Oliveira é uma novidade mas as suas funções já estão bem definidas

• Foto: MoveNoticias

A presença de um fisiologista foi a grande novidade na equipa técnica liderada por Sérgio Conceição, que conduzirá o FC Porto em 2017/18. Eduardo Oliveira é o homem escolhido para cumprir essa tarefa, com funções já completamente delineadas e a sua competência certificada – ver peça em baixo.

Eduardo Oliveira assumirá responsabilidades no controlo fisiológico do treino, ou seja, será ele a fazer a ligação entre os departamentos médico e técnico. O resto foi explicado a Record pelo especialista José Soares: "Muitas vezes o departamento médico não tem um conhecimento profundo do desporto e o departamento técnico não tem um conhecimento da medicina. É preciso haver ali uma ligação."

Mas as responsabilidades de um fisiologista no seio de uma equipa técnica não terminam por aqui. "É também a pessoa responsável pela avaliação do impacto das cargas de treino, seja durante as sessões de trabalho ou ao longo de todo ano. Nós, os fisiologistas, analisamos se o treino foi muito ou pouco intenso e, depois, avaliamos o estado físico do atleta ao longo da época, os jogadores que estão mais ou menos cansados...", prossegue José Soares, que até já cumpriu essas funções na Seleção Nacional.

De resto, apesar das referidas tarefas, não conte que vai ver Eduardo Oliveira nos relvados de treino a dirigir sessões de trabalho, pois a parte que lhe cabe é apenas a de "dar indicações ao preparador físico" das cargas a aplicar aos diferentes jogadores.

Eduardo Oliveira também estará em contacto com o nutricionista e o seu trabalho visa ainda a prevenção de lesões.

José Soares aprova

"Este é o Eduardo, que vai tentar potenciar ao máximo aquilo que é a forma física dos jogadores." Foi com estas palavras que Sérgio Conceição apresentou o fisiologista que integra a equipa técnica por si dirigida. Ora, quem também está bastante qualificado a apresentar o homem que ocupará o referido cargo no FC Porto é José Soares.

"O Eduardo foi meu estudante de licenciatura, de mestrado e foi orientado por mim no doutoramento", começa por dizer ao nosso jornal, concluindo com bastantes elogios ao seu trabalho: "É a pessoa que eu conheço, sem menosprezar os outros, que mais conhecimentos tem da fisiologia aplicada ao treino, mas com uma grande vantagem. É uma pessoa com uma sólida formação teórica, mas com muita experiência profissional, não só no futebol, mas também noutras modalidades." Sim, Eduardo Oliveira também já passou, por exemplo, pelo remo. Mas, agora, é no futebol que concentrará todas as suas energias.

"Ele é muito mais homem de terreno do que de universidade. É uma pessoa de extrema competência e que tem sempre uma relação com os atletas verdadeiramente excecional", prosseguiu José Soares e concluiu assim: "Foi uma excelente aquisição do FC Porto."

Agora, Eduardo passará para o terreno, onde colocará ao serviço do FC Porto a experiência que adquiriu nas áreas de treino e da medicina.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.