Reação obrigatória

Viragem decisiva na Champions

Um ponto somado ao cabo de duas jornadas na fase de grupos da Champions não deixa grande margem de manobra aos dragões na abordagem ao duplo confronto com o Club Brugge. O cenário é difícil, mas longe de ser catastrófico, já que, das cinco vezes em que o FC Porto esteve nessa situação, seguiu em frente em três e numa delas até venceu a competição.

Olhando ao exemplo das campanhas passadas, é obrigatória uma reação rápida e com bons resultados no duelo frente ao campeão da Bélgica. Em 2003/04 e 2006/07, o FC Porto abriu caminho ao apuramento com vitórias nos duplos confrontos diante do Marselha e do Hamburgo, respetivamente. Em 2004/05, depois de também começarem a fase de grupos com um ponto, os dragões não foram além de um empate na jornada dupla frente ao Paris Saint-Germain, mas aí foi determinante a boa reta final, com triunfos sobre o CSKA Moscovo e o Chelsea.

As coisas não correram tão bem na época 1992/93, já que os portistas não suportaram a maior qualidade do AC Milan nos seus tempos áureos, e em 1998/99, num duelo onde foram repartidos os pontos com o Croácia Zagreb. Feitas as contas, bem se pode dizer que o saldo até acaba por ser positivo quando o FC Porto sai da 2ª jornada com 1 ponto, muito embora seja preferível não arriscar...

Nuno Espírito Santo está consciente das dificuldades e admitiu que a margem de erro se reduziu, depois do empate caseiro frente ao Copenhaga e a derrota em Leicester. Os dragões entram em Brugge a cinco pontos do campeão inglês e a três do dinamarquês.

Arranque nulo na época 1997/98

Lançando um olhar sobre os arranques do FC Porto nas fases de grupos da Champions, o mais negativo de sempre aconteceu na época 1997/98. Na segunda temporada sob o comando de António Oliveira, os dragões chegaram ao final da primeira volta sem qualquer ponto, por força das derrotas frente ao Olympiacos, Real Madrid e Rosenborg. Depois da viragem, os portistas somaram quatro pontos que não foram suficientes para inverter a situação.

Por Rui Sousa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.