Sérgio Conceição: «Não há maior motivação do que poder fazer uma reviravolta histórica»

Treinador sonha com a passagem às meias-finais da Champions

• Foto: Reuters

Sérgio Conceição elogiou o Liverpool mas salientou que não falta motivação ao FC Porto para inverter a eliminatória e passar às meias-finais da Liga dos Campeões. O treinador do FC Porto sublinhou a necessidade de a equipa ser equilibrada.

Elogios ao Liverpool

"É uma equipa muito forte nas saídas rápidas para o ataque. É preciso esse equilíbrio no processo ofensivo que vai ser fundamental para não sofrermos golos. O adversário tem uma dinâmica coletiva muito interessante, uma equipa forte com constantes trocas posicionais e soluções que dão ao homem da bola. O controlo desse espaço vai ser fundamental. E depois sermos eficazes. Aproveitar as ocasiões, o que não aconteceu há uma semana."

Noite épica?

"Quando era jogador, respeitava o que me diziam e dava o máximo para que o caminho que o treinador me mostrou fosse percorrido da melhor forma. Aqui a equipa técnica mostra o caminho, a estratégia de jogo, como posicionar-nos… tudo isso trabalhamos, depois cabe aos jogadores interpretar, são eles os obreiros de tudo o que de bom tem acontecido. É assim em todo o lado. Os treinadores treinam a estratégia para o jogo, quem a executa são os jogadores. Não posso ir lá para dentro meter a bola na baliza. Se os jogadores não fazem mais, não é porque não querem, é porque às vezes a bola bate no poste."

Motivação

"Baseamo-nos na qualidade dos jogadores que tenho, na grande ambição que têm em cada jogo. A nível emocional, de motivação, não há maior do que disputar os 'quartos' de uma Champions e poder fazer uma reviravolta histórica. A prova por si só já dá essa motivação a este grupo, que não precisa dela."

Liverpool tem o melhor futebol na Europa?

"É uma equipa que vai muito ao encontro do que penso que é o futebol. Gosto da dinâmica, do modelo de jogo, da forma como jogam e como estão com e sem bola. Na minha opinião, em muitos desses momentos é talvez a melhor equipa do Mundo."

Palavra aos adeptos do Liverpool

"Gostava de dar uma palavra a todos os adeptos de futebol, que gostam de futebol, e em especial aos do Liverpool porque fez ontem 30 anos de uma tragédia, um momento negro no futebol. Comparar isto a qualquer jogo é incomparável."

Receita

"Temos de ser uma equipa forte no plano defensivo e ofensivo, equilibrada, focada, fazer um jogo como já fizemos alguns, jogos de referência, como o Leipzig o ano passado em casa e este ano com a Roma nos 'oitavos'. Se estivermos a esse nível vamos criar dificuldades ao Liverpool e ter uma palavra a dizer nesta eliminatória."

Que tipo de resposta tem visto de Brahimi?

"Durante  o jogo exatamente igual. Antes do jogo um bocadinho mais de azia, mas isso é normal. Faz parte do que são os grupos de trabalho. Não gostava de ver era um jogador que ficasse de fora a sorrir. Tem dado uma resposta fantástica, sente a profissão e gosto desse tipo de jogadores, com uma grande vontade de cada dia ser melhor do que foi ontem. Depois o estado de espírito não cria qualquer atrito no balneário, antes pelo contrário. É de louvar."

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.