FC Porto campeão: assim foi uma festa do título bem diferente do habitual

Sem público nas bancadas, os jogadores e equipa técnica celebraram 'sozinhos' no relvado

2h31 - Terminamos por aqui o acompanhamento da festa do título do FC Porto. Foi uma celebração diferente do habitual, sem direito a público nas bancadas, com muito menos pessoas nas ruas, mas a situação de pandemia assim o obriga. E mesmo já havendo campeão, ainda há muito para resolver e poderá seguir tudo a par e passo no nosso site.

Carros de jogadores do FC Porto engolidos pela multidão
2h00 - Os jogadores e Sérgio Conceição vão saindo do Dragão e são 'engolidos' nos seus carros pelos adeptos portistas.

1h17 - Zé Luís: "Foi um desafio enorme. Uma época longa, mas sinto-me orgulhoso por poder ter ajudado. Pessoalmente não foi um ano que tenha sabido muito bem, mas o mais importante é ganhar. Está acima de tudo. Foi um ano muito difícil, porque estar dois meses em casa a trabalhar sem saber o que virá, mas sempre mantivemos o foco, porque queríamos muito isto e acho que fomos recompensados por isso".

Fogo de artifício no Marquês de Pombal pintado de azul e branco
1h16 - Em declarações exclusivas ao nosso jornal, Fernando Madureira enalteceu a importância da conquista. "Este campeonato vale por dez, não só por ser um campeonato em época de Covid-19, mas por todas as condicionantes e por tudo o que sabemos que o nosso adversário é capaz de fazer. Termos estado sete pontos atrás e conseguirmos ser campeões a três jornadas do fim é muito saboroso. Um bem haja para o nosso presidente e nosso rei Jorge Nuno Pinto da Costa, para o treinador Sérgio Conceição, para os jogadores, para o staff e para todos os portistas."

1h11 - Nos Aliados ainda segue a festa, com os adeptos a enaltecerem ao Porto Canal o papel de Sérgio Conceição. Há até quem peça contrato vitalício ao treinador.

1h09 - A noite já vai longa e, sendo dia de semana, os adeptos começam a pouco e pouco a desmobilizar. É que daqui a umas horas é tempo de trabalhar...

1h07 - Jesús Corona: "É um orgulho imenso. Queríamos ser campeões, já merecíamos. Acho que foi a melhor época da carreira, mas espero fazer melhor no futuro."

0h58 - De notar que a celebração também chegou à cidade de Lisboa, com alguns adeptos portistas a juntarem-se no Marquês de Pombal, o habitual palco de festejo do Benfica.

0h51 - Junto ao Estádio do Dragão os adeptos começam a pouco e pouco a desmobilizar.

Aliados voltaram a ser palco da euforia pela conquista do título


0h48 - Ao Porto Canal, Sérgio Conceição enalteceu a importância e justiça do título, mas assumiu que celebrar desta forma não tem tanto simbolismo. "A felicidade é a mesma, mas não é a mesma coisa. O Dragão merecia um estádio cheio e os jogadores também merecíam, merecíam que as pessoas se associassem à festa. A felicidade é grande neste momento. Ganhámos um campeonato atípico pelo que aconteceu, mas merecido. Houve vários obstáculos a ultrapassar mas estamos cá para isso, para acreditar à magem das pessoas, do povo, que representamos.

Sou o primeiro a acreditar, apesar de muita gente nos momentos mais difíceis focar-se noutras coisas, a verdade é que fomos campeões a dois jogos do fim. Jogar como o Barcelona jogava quando era a equipa mais forte do mundo eu também queria, mas não é possível. Sei que há alguns treinadores de bancada, inclusive no Porto Canal, mas quem prepara o jogo sou eu, somos nós. E só um FC Porto forte e rigoroso conseguiria ganhar o jogo."

0h45 - De notar que Shoya Nakajima não fez parte das celebrações do título. O japonês, como se sabe, não voltou a treinar desde a paragem.

O típico banho na conferência de imprensa: Pepe comandou 'ataque' a Conceição
0h41 - A finalizar, Pinto da Costa deixou uma mensagem aos adeptos e visou uma vez mais as críticas de que o clube foi alvo. "A mensagem é de agradecimento porque eles acreditaram sempre. Tinha fé enorme que o campeonato ficava resolvido hoje. Antes de vir para aqui estive no meu gabinete, fui a um sítio que não interessa e quando regressei fui escrever a minha página, a página do presidente. A página começa assim: "Eu, presidente do FC Porto, acreditei. Tu, dragão do coração, acreditaste. Ele, Sérgio Conceição, acreditou. Nós, grupo de trabalho, acreditámos. Vós, adeptos e simpatizantes, acreditasteis. Eles, cartilheiros e palradores, nem querem acreditar. Isso é o início do meu artigo. E de facto eles nem querem acreditar. Eu gostava de ver a cara de quem publicamente anunciou que o Benfica viria aqui ao Dragão dar o check mate, quem afrmou que o Benfica era demasiado grande para o futebol português, gostava de saber com que cara esse senhor virá justificar a derrota do seu Benfica"

0h35 - Numa onda de ataque, Pinto da Costa também não esqueceu a questão da formação. "Nós apresentámos vários jovens, temos outros do mesmo valor. Nós não temos cartilheiros para fazerem a propaganda dos nossos jovens. Porque se os tivéssemos tudo o que se diz do Seixal teria que ser dito a dobrar nos nossos campos onde se lançam os jovens."

0h34 - Numa intervenção que foi 'perturbada' pelo sistema sonoro do Dragão, Pinto da Costa aproveitou para puxar da ironia por causa da impossibilidade de haver público nas bancadas do futebol. "Os adeptos, mesmo não estando aqui, foram importantes. Tudo o que se passou nestes dias, com o acompanhamentos dos Super Dragões desde o hotel, foi tudo um estímulo fantástico. Espero que no próximo jogo aqui com o Moreirense já possamos ter gente. Vamos fazer uma petição à Liga e ao Governo para apresentar, antes de começar o jogo, um espetáculo com o Bruno Nogueira. Vamos convidar o Presidente da República para estar presentes. Assim, como vão estar a assistir ao Bruno Nogueira, como já estão cá dentro podem ver o jogo. SSe o Bruno Nogueira não puder, mandámos vir os touros lá de baixo e fazemos uma tourada. Depois, com eles cá dentro, já podemos avançar para o futebol".

0h28 - Pinto da Costa: "Ninguém pode pôr em casa a justiça deste título. Só uma equipa e um clube como o FC Porto é que conseguia, depois da situação em que estava em janeiro, no final da primeira volta, onde alguns fizeram funeral, virar uma desvantagem de 7 pontos, que alguns diziam que era de 10, para acabar com 8 de avanço. Foi uma prova do que é o FC Porto".

0h23 - Os jogadores vão sendo chamados um a um no sistema sonoro do Dragão.

0h20 - No centro do terreno os jogadores ainda celebram, mas a verdade é que o ambiente é bastante diferente. Sem público nas bancadas a festa perde muito do seu colorido e emoção.

0h19 - Confrontado com a festa do FC Porto, Rúben Amorim reforçou que o objetivo é ver o Sporting a ter essa sensação: "Estamos a pensar em nós. Aquilo que o FC Porto está a viver hoje é o que queremos viver. Temos de alimentar-nos disso". 

«O campeão voltou»: adeptos do FC Porto celebram título junto ao Dragão
0h18 - Sérgio Oliveira: "Dou sempre tudo o que tenho e não tenho em campo com esta camisola. Tento ajudar o grupo e fazer o meu melhor. As coisas correram bem. Fui campeão há duas épocas no FC Porto, na época passada fui campeão na Grécia e agora fui novamente campeão. Sou tricampeão."

0h12 - A festa segue também na tradicional Avenida dos Aliados. Apesar da situação de pandemia, são milhares os adeptos que se juntam naquela zona da Invicta, muitos deles sem qualquer tipo de proteção facial.

0h01 - Iker Casillas: "Os campeões são eles. Eu sou campeão como portista. Este campeonato é muito importante por ter sido diferente. Agradeço a todos pelo movimento. São muitos anos ligado ao FC Porto, mas por mais que dependa de mim, depende dos médicos, da equipa técnica. Se pudesse, jogava já hoje! Não pisava o Dragão há 12 meses. Ainda emociona! É estranho, porque foi um campeonato estranho. Os jogadores estiveram bem e foi especial para eles."

23h59Manafá: "É um título do sacrifício. Atravessámos uma altura complicada, mas com muito esforço e querer, ganhámos o campeonato. Vamos festejar… sabe muito bem. A época passada foi um pouco desgostoso porque também merecíamos ganhar o título, conseguimos agora e vamos festejar. Venho de uma terra humilde e se me dissessem que ia ser campeão, não ia acreditar, vai demorar uns dias a cair a ficha. Um momento muito feliz para mim, lutei muito para estar nestes palcos."

23h53 - Pedro Proença, presidente da Liga, também felicitou os dragões em comunicado. "A Liga Portugal, na pessoa do Presidente, Pedro Proença, felicita o FC Porto, os seus jogadores, equipa técnica, staff e dirigentes, pela conquista do 29.º título de Campeão Nacional do palmarés.", pode ler-se na nota publicada.

23h52 - Conquistado o campeonato, Sérgio Conceição aponta já à Taça de Portugal, onde enfrentará na final do Benfica. "Queremos agora desfrutar do momento. Vêm jogos em que temos de ser sérios, ambiciosos, acontecesse o que acontecesse, e depois, obviamente, o jogo mais importante para nós, que é a Taça de Portugal."
 
23h51 - Técnico campeão pela segunda vez, Sérgio Conceição descreveu a conquista desta forma: "A palavra certa foi união do grupo de trabalho, destes jogadores. Sem dúvidas, acreditaram num momento difícil, depois do jogo com o Sp. Braga, onde merecíamos um outro resultado e ficámos a uma distância considerável do nosso rival. Foi preciso acreditar na qualidade dos jogadores e de todos. Isso foi fundamental."

23h51 - "O campeão é sempre merecido. Parabéns ao FC Porto, num campeonato diferente.", disse Emanuel Ferro a propósito da conquista do FC Porto.

As imagens de uma festa nunca vista no FC Porto (e em Portugal)


23h50 - Já Alex Telles, que acabou o jogo lesionado e em lágrimas, assumiu a emoção do momento ao Porto Canal. "É um sentimento inexplicável. É estranho jogar sem os adeptos, que tanto nos ajudam. Se não fosse por eles não seriamos hoje campeões. Mas toda a malta trabalhou de uma forma que não desistiu nunca. Ganhar mais um campeonato.. estou muito feliz. Acho que foi a minha melhor época, em termos de números sim, mas isso é trabalho, confiança e dar a vida pelo clube que é o que eu faço sempre."

23h49 - Depois de ter falado à SportTV, Danilo também comentou a conquista ao Porto Canal: "É muito bom voltar a ser campeão, mas não é a mesma coisa sem público. É essencial… É a vida, sabemos a situação que passamos. É um momento difícil, mas foi colmatado com esta vitória, falta mais uma. Sabe um título muito bem, sabia que ia chegar este momento, mantive-me calmo apesar das críticas, que acho injustas. Os meus colegas sabem o que eu passei, sabem o apoio que lhes dei e isso para mim é mais importante."

23h48 - Ao Porto Canal, Soares já abordou a conquista. "Todos nós estamos de parabéns. Fomos a equipa mais forte ao longo do campeonato. Queria mandar um abraço aos nossos adeptos, pois esse título é para eles."

23h47 - A festa segue dentro e fora do Dragão. Os jogadores unem-se agora no círculo central, para a habitual roda.

23h46 - Ao conquistar o título este ano, Sérgio Conceição reforçou o seu estatuto num trio de luxo.



23h42 - Tal como Danilo, também Pepe deixou uma mensagem de apelo aos adeptos. "É triste, mas é o que a nossa sociedade tem de passar. Infelizmente é uma situação nova para todos, difícil para nós, porque não é fácil fazer muitos testes para jogar, mas o que importa é poder festejar com esse grupo fantástico. Respeitando as normas da DGS, porque isso é o mais importante, proteger tudo e todos".

23h41 - Fernando Gomes, presidente da FPF, já deixou uma mensagem de felicitações ao FC Porto.

"Numa prova marcada por factos inéditos na história do futebol mundial, nomeadamente com a interrupção das competições nacionais e a disputa de várias jornadas à porta fechada, o FC Porto sagrou-se campeão numa vitória ainda mais valorizada pela intensa competição oferecida por todos os clubes da Liga NOS.

Envio assim em nome da Federação Portuguesa de Futebol os meus parabéns a todos os jogadores, equipa técnica, staff e estrutura do FC Porto. O vosso trabalho e resposta perante as dificuldades que a todos afetaram dignificaram não apenas o futebol nacional mas igualmente o País.

Porque é meu dever fazê-lo, faço igualmente um apelo a que os festejos, merecidos, pelo triunfo na Liga NOS sejam feitos dentro do respeito pelas indicações sanitárias de todos conhecidas. "

23h40 - Pepe lembrou também a forma como o FC Porto lidou com a paragem. "A trabalhar em casa, tivemos conversas por videoconferência a dizer onde podíamos melhorar, tivemos tempo para falar entre nós. O treinador falou onde podíamos melhorar e trabalhámos sempre com esse intuito, buscar a perfeição. Não é fácil encontrá-la, mas fomos sempre à procura. O acreditar do nosso treinador, mesmo estando a 7 pontos, ele acreditou que íamos ser campeões."

23h39 - "Acho que a equipa teve toda de parabéns pelo trabalho feito, não só neste jogo. O que fez a diferença foi acima de tudo a união que nós tivemos. Sabemos que representamos uma região importante e todos nós nos identificamos e temos um pouco dela. Por isso, naquelas horas de grande sacríficio dentro de campo amos buscar aquele bocadinho a mais de força para dar em campo. O espírito, o acreditar do míster mesmo a 7 pontos, ele acreditou sempre, e hoje está aqui o resultado", disse Pepe.

Não há distanciamento físico que resista: a festa dos adeptos do FC Porto junto ao Dragão
23h35 - Danilo deixou ainda uma mensagem aos adeptos. "Eles sabem que o momento é difícil. Tiveram umbom comportamento no São João e acho que terão agora. Temos de ter precauções, mas acho que os adeptos terão".

23h34 - Melhor jogador em campo para a SportTV, Danilo assumiu que este é um momento especial, especialmente porque foi da sua autoria o primeiro golo do jogo com o Sporting. "Estava à espera deste momento há muito tempo. Felizmente tive o prazer de marcar, foi uma sensação inesquecível. É muito bom ser campeão assim, mas falta o público. A sensação é muito boa, falta o público. Com eles seria mais especial, mas sei que eles estão muito felizes pelo nosso feito. Sabem que não foi fácil, mas tivemos sempre o apoio deles."

23h33 - No centro do relvado, já sem jogadores do Sporting no horizonte, os futebolistas do FC Porto vão celebrando. Sérgio Conceição, visivelmente emocionado, passeia-se pelo tapete verde e abraça os seus pupilos.

23h32 - Francisco J. Marques já recorreu às redes sociais para celebrar a conquista.



23h26 - No exterior do Dragão já arrancou a festa. Mal soou o apito final começou ser lançado fogo de artíficio e os adeptos já estão em euforia a celebrar.

23h25 - Acaba o FC Porto-Sporting. Os dragões vencem por 2-0 e podem (finalmente) celebrar. São os novos campeões nacionais! É o 29.º título de campeão da formação portista.

Por Fábio Lima
15
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Soares na mira do Rennes

Franceses querem juntar o avançado a Raphinha, mas enfrentam a concorrência da Arábia e de um clube russo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.