Record

Virgílio: «Dentro das quatro linhas era muito endiabrado»

EQUIPARA-SE A SÉRGIO CONCEIÇÃO

O orgulho na presença entre os 100 Melhores do Futebol Português é visível na face de Virgílio Mendes. O prazer de ver eternizados os feitos alcançados no FC Porto, onde jogou durante 15 épocas, ultrapassa todas as memórias que conservou ao longo dos 75 anos.

A dúvida manteve-se até ao nosso contacto com o "Leão de Génova". A entrega do I Volume da obra a alguns dos companheiros, com quem jogou, fez Virgílio acreditar que também ele estaria entre os melhores. No entanto, não esconde que chegou a duvidar da sua presença no livro. "Por momentos pensei que se tinham esquecido de mim", confessou.

Virgílio é hoje o "pai" dos futuros craques do FC Porto. Vive rodeado de prodigiosos talentos que esperam ansiosamente o dia em que, vestidos de azul e branco, poderão retribuir, com grandes exibições, tudo aquilo que o clube tem feito por eles. O trajecto dos jovens é em tudo semelhante ao do Virgílio que também cresceu no seio da família portista.

Natural do Entroncamento, o jovem Virgílio – que surripiava as meias das irmãs para construir bolas de trapos – veio directamente até ao Porto para prestar provas na Constituição. O futebol era uma paixão, mas a terra que o viu crescer exercia um fascínio ainda maior. O apoio da família era incondicional e, depois de várias desistências, o menino de 18 anos, habituado a trabalhar com locomotivas, chegou finalmente ao final da linha, onde tinha à sua espera um contrato, que na altura valia três contos.

A jogar nas camadas jovens, o menino do Entroncamento chegou como ponta-de-lança, mas rapidamente se afirmou na defesa, a jogar em ambos os lados, e perpetuou-se como um dos mais temíveis defesas do futebol português. A coragem nas entradas aos adversários e a antecipação aos lances eram as suas maiores armas, permitindo-lhe recuperar e solicitar os companheiros sempre da melhor forma. Características que lhe valeram a braçadeira de capitão do FC Porto.

A primeira presença na equipa principal tornar-se-ia inesquecível, tanto quanto singular: "O FC Porto ia jogar à Póvoa de Varzim e pedi ao presidente Carlos Nunes para me deixar acompanhar a equipa. Estava sentado na bancada, quando o treinador Scopelli me chamou e disse 'Virgílio equipe-se'." A defesa da selecção tinha ganho um novo reforço. A primeira internacionalização aconteceu alguns meses depois e o palco escolhido foi em Génova. O adversário era a "squadra azzurra" e a exibição que Virgílio fez permitiu-lhe sair de Itália com o epíteto de "Leão de Génova". "Perdemos 1-4, mas foi o jogo da minha vida. Marquei um grande extremo-esquerdo, o Carapeless", relembrou.

Hoje, Virgílio recorda os tempos em que o futebol exigia a dedicação total de todos os atletas. "Se tivesse agora 20 anos era capaz de jogar sozinho contra onze. Dentro das quatro linhas, eu era muito endiabrado. Além disso era valente e tinha garra. Não é para me gabar, mas tinha um grande valor no futebol." Real Madrid, Roma e Milan foram apenas alguns dos famosos clubes europeus que mostraram interesse em contratar Virgílio. Todavia, o jogador recusou sempre qualquer proposta, mesmo as mais interessantes, preferindo continuar no FC Porto. "Na altura não saí do clube porque me sentia bem onde estava. Nem os convites do Sporting e do Benfica aceitei."

A rapidez, a determinação, a garra e a entrega total são características cada vez mais raras nos atletas. "Eu passava uma hora, no final de cada treino, a fazer cruzamentos para a área, até conseguir que ficassem perfeitos", garante Virgílio, que identifica o estilo de jogar de Sérgio Conceição com o seu há 50 anos atrás.

Cinquenta e sete anos dedicados ao clube, fazem de Virgílio um dos maiores ícones do FC Porto. O "Leão de Génova" foi um dos seis jogadores que estiveram presentes no jogo de inauguração do Estádio das Antas, no dia 28 de Maio de 1952 e exactamente por isso foi um dos homenageados no jogo que o FC Porto efectuou frente à selecção angolana, onde celebrou o 50º aniversário do estádio.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

M