Rúben Ribeiro faz de Heldon

Capucho vai deslocar o criativo para a esquerda, mantendo o 4x3x3 diante do Sporting

• Foto: José Moreira

Depois de um arranque de temporada algo periclitante em 4x4x2, Nuno Capucho teve de contrariar um pouco as suas ideias, apostar no 4x3x3 que mais vezes foi utilizado na época transata e... ganhou os dois primeiros jogos ao serviço do novo clube. Por isso, e mesmo sem contar com Heldon que se encontra emprestado pelo Sporting, o treinador vai manter o ‘novo’ sistema tático na receção de amanhã aos leões.

Rúben Ribeiro será deslocado para um dos corredores do ataque, curiosamente uma posição que o criativo até conheceu no jogo com o Feirense, no tal primeiro triunfo da temporada. Por essa altura, Capucho entendeu que devia ‘abanar’ a equipa e, para além da já referida mudança de sistema tático no início da partida, ainda chamou Ronan ao onze.

Uma semana depois, na Madeira, e tal como será frente ao Sporting, na frente de ataque já esteve Guedes e Gil Dias ocupou o outro corredor, tendo o primeiro até marcado ao Marítimo. Heldon terá agora de ficar de fora, face aos regulamentos, e Rúben Ribeiro atuará mais perto da baliza adversária onde espreitará diagonais para o centro, muitas vezes à procura do pé direito para desferir remates de longe. O plano está traçado, agora é cumpri-lo.

Grandes palcos a pedir... golos

Rúben Ribeiro desde novo que tem fama de craque, mas a carreira de sonho foi-lhe fugindo pelo meio das fintas e dos remates. Chegou a estar com um pé no Nacional, mas acabaria a jogar no Penafiel na 2.ª Liga. Voltou a dar o ‘salto’ só que em P. Ferreira seria dispensado. A descida de divisão com o Gil Vicente abriu-lhe a porta do... desemprego. Seis meses depois relançou-se no Bessa. Foi contratado pelo Rio Ave, voltou a jogar na Europa e até marcou. Agora falta um golo a um grande, algo que foge desde 2013, contra o Benfica.

Meio-campo fortalecido

Não se trata de uma medida conservadora ou de receio pelo adversário, mas Nuno Capucho deve reforçar o sector intermediário no embate de amanhã. Face à necessidade de colocar Rúben Ribeiro numa das três posições do ataque, abre-se uma vaga no meio-campo e Pedro Moreira é o candidato mais provável a ocupá-la. O médio foi titular precisamente há duas semanas no último jogo em casa, embora tenha saído ao intervalo e ficado no banco de suplentes nos Barreiros. Mesmo assim, é nele que o treinador parece mais confiar para voltar a atuar com Tarantini e Wakaso numa zona fulcral para qualquer equipa.

Noutro âmbito, Lionn continua a dar passos largos rumo à melhor condição física, mas ainda não deverá ser convocado para o embate com o Sporting. A lateral direita continuará, assim, entregue a Pedrinho, mas a concorrência promete aumentar muito em breve. E ainda há Nadjack...

Por Ricardo Vasconcelos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio Ave

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0