Abel Ferreira faz balanço da época: «Contra os três grandes foram seis penáltis»

Treinador diz estar focado no projeto e afirma que era difícil fazer melhor

• Foto: José Reis/Movephoto

À partida para a última jornada do campeonato, Abel Ferreira fez um balanço da temporada do Sp. Braga dizendo que "era difícil fazer melhor". O técnico lamentou o afastamento precoce da Europa e a forma como os guerreiros foram eliminados na Taça de Portugal e na Allianz Cup, prometendo ainda que na próxima temporada falará exclusivamente de futebol.

Balanço

"Duas taças. Toda a gente sabe - e o clube manifestou-se nesse sentido - como fomos eliminados. Em relação à Liga Europa, não houve semana nenhuma semana em que esse jogo não me passasse pela cabeça. No campeonato fomos capazes de alimentar o sonho, acredito que é possível fazer o que ainda não foi feito. Lutámos pelos primeiros lugares até sete jornadas do fim. Queríamos todos mais, queria eu, a estrutura, adeptos e jogadores."

Recordou conferência após eliminação com o Sporting

"Não me posso esquecer porque houve aqui uma conferência onde toda a gente viu as minhas veias. Eu nesse jogo disse que não falaria mais dos árbitros até ao fim, mas a verdade é que não adiantou nada rasgar a camisola e bater com a mão na mesa, porque infelizmente frente aos três grandes fomos manifestamente prejudicados. Esta é que é a grande verdade. Ainda hoje li um artigo do Pochettino sobre ser vítima do próprio sucesso. No final teremos de tirar conclusões e continuar a lutar. Vamos lutar juntos até ao fim."

Palavras de Pinto da Costa

"Respeito muito o presidente mais titulado do mundo do futebol. Disse-vos que depois de ter feito o que fiz no jogo na Taça da Liga não me revia nesse comportamento e não falei mais dos árbitros, porque já tinha sido expulso quatro vezes sem ter insultado ninguém. Respeito todas as opiniões desse grande presidente, mas fico contente porque ele reconhecer nas minhas equipas competência. Certo é que contra os três grandes foram seis penáltis."

Que reação espera dos adeptos?

"Sou o mesmo treinador da época passada, os jogadores também. Quando se contrata um treinador e há metas a atingir, sabemos que há obstáculos que vão aparecer, só juntos é que somos mais fortes. Os adeptos sabem de certeza absoluta, porque conheceram-me aqui como jogador e treinador das equipas B e A, que entramos em cada jogo com a vontade de querer ganhá-lo. Aqui e ali não estivemos bem, mas há fatores, há adversários, questões aleatórias e eles também sabem o que se passou. Se houvesse coerência, justiça, estaríamos aqui a falar de outra maneira."

Continuidade dependente do jogo com o Portimonense?

"Acredito muito naquilo que faço, nas pessoas que estão à frente do clube e no projeto que temos. Era difícil fazer melhor pelas vicissitudes que o campeonato teve. Todos podem melhorar. Sou treinador do Sp. Braga há quatro anos, sei que hoje vivemos no tempo da luz e as pessoas fartam-se das coisas. Mas o segredo é ser equilibrado quando ganhas e quando as coisas não correm tão bem. Estou de corpo e alma neste projeto."

Promessa para 2019/20

"Se calhar na próxima época vão ter um treinador a falar única e exclusivamente de futebol. Vou só falar de futebol, falarei do jogo e do futebol, foi uma das coisas que aprendi ao longo deste ano."

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário
  • SC Braga
    -
    Portimonense
  • (1)
    (X)
    (2)
  • 1.41
    4.7
    7.25
  • *Odds sujeitas a variação. Consulte o valor actual desta odd em www.nossaaposta.pt
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sp. Braga

Notícias

Notícias Mais Vistas