Carlos Carvalhal elogia coletivo do FC Porto: «Se há uma estrela é o Sérgio Conceição»

Treinador garante que o Sp. Braga está "preparado" para este primeiro jogo e para o campeonato

• Foto: Luís Vieira

Carlos Carvalhal fez ao final da manhã desta sexta-feira a antevisão ao duelo entre o FC Porto e o Sp. Braga, a contar para a jornada inaugural da Liga NOS. O técnico dos arsenalistas quer uma equipa a jogar "olhos nos olhos" e elogia o "coletivo forte" dos dragões e o técnico Sérgio Conceição. Fransérgio e Paulinho, ambos com lesões musculares, são dúvidas até à hora do jogo.

Expectativas

"Estamos preparados para a competição, fizemos o nosso percurso na pré-época e os resultados não é o mais importante, mas a evolução da equipa e observamos uma equipa a crescer, a jogar melhor, a corrigir erros. Fizemos jogos muito competitivos, que nos obrigaram a errar, como com o Benfica, com o Valladolid ou em Barcelos. Quando fizemos dois jogos vi que estávamos preparados. Venha o campeonato, o jogo inaugural e estamos preparados. Sabemos que todos os adversários são difíceis, este será um dos mais difíceis, mas o que prometemos é que vamos à luta, vamos encarar o adversário olhos nos olhos." 

Época atípica: reunidas condições de segurança?

"Não sou médico, mas como cidadão o que digo é que temos de viver com isto, temos de estar preocupados, mas temos de continuar as nossas atividades. O futebol é, talvez, a atividade mais regulada, hoje fiz o 19.º teste. Não podemos parar e continuar a dar o exemplo." 

Gaitán

"O Gaitán está fora por 4 ou 5 semanas e lamento por ele porque é um excelente jogador." 

Paulinho

"Está no mesmo enquadramento do Fransérgio. Tiveram pequenas limitações, o Paulinho e o Fransérgio treinaram hoje, mas estão em dúvida até à hora do jogo. Só em cima do jogo é que vamos tonar uma resposta definitiva. Vão ficar em suspenso até à hora do jogo." 

Equipa em ponto de rebuçado?

"De forma alguma. Temos um pano de evolução, daquilo que prevíamos estamos muito satisfeitos. A equipa percebe os momentos do jogo, tem uma matriz de querer a bola. A equipa esta preparadíssima para competir, mas é evidente que a equipa só atinge a sua plenitude passados dois ou três meses." 

Assinatura de treinador

"O Sp. Braga é uma equipa capaz de jogar no campo todo, de interpretar muito daquilo que já trabalhamos, de ter eficácia em momentos do jogo, tem boa dinâmica, mas vai ser cada vez melhor, vai jogar cada vez melhor. Há dinâmicas adquiridas e outras que se vão adquirindo. Os jogos a sério dão-nos um indicador fortíssimo. Estou satisfeitíssimo, cumprimos todas as etapas de evolução." 

Três centrais

"Não vou revelar como vamos jogar, mas sabemos como vamos abordar o jogo e temos uma ideia clara sobre tosos os momentos do jogo, os momentos de transição, lances de bola parada. Não estaremos na plenitude, mas estamos nesse caminho. "

Pré-época

"Foi uma pré-época mais facilitada do que outras. A paragem foi mais curta e, parafraseando o Gaitán, o corpo tem memória. Em 3 ou 4 semanas o corpo tem memória do que estava a ser feito." 

Vantagem por conhecer Taremi?

"Taremi é um grande jogador, mas o FC Porto foi campeão nacional não por uma ação individual, mas pelo coletivo. Se há uma estrela é o Sérgio Conceição. Estamos preocupados é pela qualidade da equipa pelo seu todo. O Sp. Braga, através do coletivo, vai querer bater-se olhos nos olhos com o FC Porto." 

FC Porto mais forte?

"Tem mais soluções ofensivas, mas a matriz de jogo não vai mudar muito. O treinador é o mesmo e tem um coletivo forte." 

Fasquia alta depois das 3 vitórias em 2019/20

"Significa que é possível, que há confiança. É o primeiro jogo do campeonato, de uma maratona e o que queremos é lutar pela vitória nos jogos todos. Por outro lado, também implica mais respeito do adversário. Mas estes são jogos de respeito mútuo." 

FC Porto

"Baseia-se mais no coletivo e o que temos de fazer é jogar o nosso jogo, colocar a nossa dinâmica em campo, virados para a baliza, que as pessoas gostem do que estão a ver." 

Por José Mário
1
Deixe o seu comentário
  • FC Porto
    -
    SC Braga
  • (1)
    (X)
    (2)
  • 1.61
    4
    5.85
  • *Odds sujeitas a variação. Consulte o valor actual desta odd em www.nossaaposta.pt

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sp. Braga

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.