Conforto suíço ataca o recorde

Eventual vitória constitui marca histórica

• Foto: Simão Freitas

O treinador Paulo Fonseca foi o primeiro a emitir um alerta para as exigências que o tira-teimas de amanhã, frente aos suíços do Sion, vai colocar ao plantel arsenalista, mas a verdade é que a vitória (2-1) fora, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa deixou o Sp. Braga numa posição de conforto pouco habitual, relativamente ao histórico do clube nas competições da UEFA. Além disso, também deixa em perspetiva a possibilidade de igualar o recorde de quatro triunfos consecutivos em casa estabelecido na época de 2006/07.

Uma série de boa memória que acabou interrompida nos oitavos-de-final pelos ingleses do Tottenham, mas não apaga da história os triunfos consecutivos em casa frente a Chievo, Liberec, Grasshopper e Parma, respetivamente.

Tudo somado é uma motivação acrescida para selar o apuramento, na certeza de que das quatro ocasiões anteriores em que o Sp. Braga conseguiu vencer fora a 1ª mão das respetivas eliminatórias , acabou por triunfar em casa em três delas. Foi assim na estreia nas competições europeias, em Atenas, frente ao AEK, num êxito que só encontrou paralelo mais de 40 anos depois, em 2008, frente aos turcos do Sivasspor. A exceção à regra aconteceu em 2013/14, onde uma vitória pela margem mínima na Roménia não bastou para evitar o triunfo e consequente apuramento do Pandurii.

Ponto de situação

Para além do exemplo de conforto em Sion, o Sp. Braga só venceu a 1.ª mão fora em mais quatro ocasiões. Foi em 1966/67, frente ao AEK de Atenas, na estreia europeia, em 2008, contra Sivasspor e Zrjnski, bem como em 2013/14, com os romenos do Pandurii

Novo triunfo frente ao Sion permitirá igualar o recorde estabelecido em casa em 2006/07, onde os arsenalistas bateram Chievo, Liberec, Grasshopper e Parma. A série atual conta com Groningen, Marselha e Liberec.

Por Pedro Malacó
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sp. Braga

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.