Imbróglio tático

Peseiro queria cortar com o 4x4x2 mas foi assim que melhorou contra o Benfica. E agora?

• Foto: LUSA

Foi um dos assuntos mais badalados das cinco semanas de pré-temporada do Sp. Braga e, pelos vistos, vai fazer correr ainda mais tinta. José Peseiro herdou uma equipa rotinada em 4x4x2, o futebol agradava aos adeptos e a António Salvador e os resultados desse sistema estiveram à vista de todos. Mesmo assim, o treinador entendeu que o seu plantel se adequava mais para jogar em 4x2x3x1 e, aos poucos, foi introduzindo os seus princípios de jogo num novo desenho tático.

Com a inscrição de Tomás Martínez atrasada, o 4x3x3 foi a solução de recurso adotada para atacar a Supertaça. Apesar do reforço da zona intermediária com Mauro, Vukcevic e Pedro Tiba, o Benfica dominou por completo os primeiros minutos da partida e Peseiro, ainda no decorrer da 1ª parte, teve de intervir do banco, dando indicações para a equipa passar a atuar em 4x4x2. Rafa, que já tinha sido utilizado na zona central no jogo-treino com o Vizela, apareceu mais no apoio a Stojiljkovic e, finalmente, o Sp. Braga deu ares da sua graça.

No final do jogo, o treinador reconheceu isso mesmo e agora paira uma legítima dúvida no ar: irão os guerreiros entrar no dérbi da 1ª jornada do campeonato contra o V. Guimarães em 4x4x2, 4x2x3x1 ou 4x3x3?

Rui Fonte para desfazer a dúvida

Os arsenalistas perderam Luiz Carlos, Josué, mas foi principalmente o regresso de Rui Fonte à Luz que fez com que Peseiro abdicasse do 4x4x2. O treinador entende que Stojiljkovic e Hassan não são compatíveis e não terá visto em Wilson Eduardo características para fazerem dele um titular numa das duas posições do ataque. Um desfecho favorável nas negociações com o Benfica para voltar a trazer Rui Fonte ou uma ida cirúrgica ao mercado podem ajudar o treinador a mudar de ideias e a seguir as pisadas de Paulo Fonseca. Caso contrário, o sistema poderá continuar a ser apenas alternativo.

Por Ricardo Vasconcelos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sp. Braga

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.