Shakhtar é adversário de má memória

Duas derrotas em dois jogos

Shakhtar Donetsk,
Shakhtar Donetsk, • Foto: Reuters

O Sporting de Braga vai reencontrar nos quartos de final da Liga Europa de futebol o Shakhtar Donetsk, equipa de má memória para os bracarenses, que perderam os dois encontros frente aos ucranianos.

O sorteio de hoje, em Nyon, na Suíça, volta a colocar os dois frente a frente conjuntos que se encontraram na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2010/11, com os ucranianos a vencer em Braga por 3-0 e em casa por 2-0.

Os bracarenses estão pela segunda vez nos quartos de final da Liga Europa, fase em que, em 2010/11, afastaram outro conjunto ucraniano, então o Dínamo de Kiev (1-1 fora e 0-0 em casa).

O Shakhtar é, a par com o Sevilha, a única equipa que caiu da Liga dos Campeões, embora seja neste momento uma equipa menos forte do que em anos anteriores.

No início da época, os ucranianos perderam Douglas Costa e Luiz Adriano, dois dos esteios da equipa, tal como Alex Teixeira, que em janeiro saiu para a 'milionária' liga chinesa.

Mesmo assim, o conjunto ucraniano, que tem jogado longe de Donetsk, devido à instabilidade política no país, continua recheado de bons jogadores e, sobretudo, com 'toque' brasileiro: Fred, Bernard, Taison e Eduardo (naturalizado croata) são algumas das figuras da equipa.

Para chegar a esta fase, o Shakhtar afastou o Schalke 04, com um agregado de 3-0, e o Anderlecht, com um total de 3-2, depois de uma presença menos positiva na Liga dos Campeões, em que apenas venceu um encontro no Grupo A, ficando atrás de Real Madrid e Paris Saint-Germain.

Nos restantes encontros dos quartos de final, destaque para o regresso de Jurgen Klopp, agora no Liverpool, ao terreno do Borussia Dortmund, que deixou de forma emocionada no final da temporada passada.

Haverá também um duelo entre 'irmãos' espanhóis, com o detentor do troféu Sevilha, que venceu sempre a prova que chegou a esta fase, e o Athletic de Bilbau.

Na outra partida, o Sparta de Praga, que afastou de forma surpreendente a Lazio, vai jogar com o Villarreal, a terceira equipa espanhola no sorteio.


Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sp. Braga

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.