Uma mão-cheia de novas pérolas

Futebol de Abel encantou os adeptos, mas, acima de tudo, valorizou os jogadores

• Foto: Simão Freitas

O Sp. Braga promete não atirar a toalha ao chão na luta pelo 3º lugar e, para as derradeiras finais, Abel Ferreira conta com um grupo de jogadores motivado para acabar em alta este campeonato. Salvador pediu ao técnico que valorizasse os ativos da SAD e não há dúvidas de que este o conseguiu.

O treinador devolveu a alegria aos adeptos com uma filosofia de jogo bem definida, onde a posse de bola ou as saídas rápidas para o ataque nunca deixam a defesa exposta. Coletivamente os arsenalistas primam pela competência, mas isso também se deve ao crescimento da maioria dos craques que fazem parte do atual plantel.

Bruno Viana, Danilo, Esgaio, Ricardo Horta e Paulinho serão os casos mais flagrantes dos jogadores que melhor aproveitaram as competências do treinador para também eles crescerem a nível individual. Haverá ainda outros como Matheus ou Jefferson que, definitivamente, relançaram a carreira. Mas foquemo-nos nas tais cinco novas pérolas da SAD. Bruno Viana foi dispensado pelo Olympiacos, custou aos arsenalistas 3 milhões de euros e, neste momento, o seu passe já valerá, pelo menos, o triplo. Danilo vinha de um ano para esquecer, onde não vingou no Benfica nem no Standard Liège, e o regresso ao Minho foi perfeito para mostrar todo o seu valor, fazendo a sua melhor temporada de sempre.

Passos à frente

O caso de Ricardo Esgaio é um pouco parecido com o de outros jogadores que não vingaram nos chamados grandes e acabaram no Sp. Braga: o extremo quis dar um passo atrás, para dar dois em frente e, hoje em dia, não restam dúvidas de que é jogador para outros patamares. A sonhar alto como Esgaio estarão Ricardo Horta e Paulinho. O primeiro deixou o futebol espanhol para recuperar a estabilidade e fê-lo com tanta classe que está na mira de emblemas mais poderosos, enquanto o avançado saltou da 2ª Liga, subiu a pulso na hierarquia da equipa e, com 16 tentos, já é dos maiores goleadores da história dos clube.

Abel ajudou a potenciar estes e outros jogadores e tem a palavra de António Salvador de que a SAD tudo fará para os segurar para 2018/19. O ataque ao título só é possível com todos eles.

Por Ricardo Vasconcelos
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sp. Braga

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.