Bayern é inspiração para Benedito

O candidato foi conhecer como funciona o modelo de gestão dos alemães, o mesmo que quer implementar no Sporting

• Foto: Fernando Ferreira
PUB

Uli Hoeness, Franz Beckenbauer, Karl-Heinz Rummenigge e Hasan Salihamidzic, entre outros. Todos foram futebolistas do Bayern Munique e todos se mantém no clube alemão, atualmente noutras funções. Mas, afinal, o que é que isso tem a ver com o Sporting? Para João Benedito este é o modelo a seguir. Por isso, o candidato à presidência dos leões viajou até Munique para conhecer o projeto ao pormenor. Record acompanhou João Benedito e teve acesso exclusivo às instalações de um emblemas mais poderosos do futebol.

"Queremos conhecer a realidade de outros grandes clubes europeus e darmo-nos a conhecer enquanto futura direção do Sporting. O Bayern Munique aproveitou ex-atletas profissionais para os cargos de dirigentes e queremos perceber como é que o modelo foi implementado", atirou João Benedito a Record na chegada à cidade alemã. É fácil encontrar algumas semelhanças na lista do candidato, a começar por ele próprio, jogador de futsal do Sporting durante 21 anos; Ricardo Andorinho, antigo andebolista; André Cruz e Peter Schmeichel, futebolistas que vestiram a camisola do Sporting, também fazem parte do projeto.

João Benedito foi recebido por Karl-Heinz Rummenigge, presidente executivo do Bayern Munique. A reunião durou duas horas e, por razões estratégicas, foi fechada à nossa reportagem. Mas, no final, o líder da Lista A fez um resumo dos temas discutidos à mesa. "Saio daqui muito satisfeito, até porque muitas das ideias e conceitos que temos já existem no Bayern, um dos maiores clubes do Mundo. A nossa conversa terminou com a informação da parte dele de que estamos no caminho certo, com a postura de ir atrás das ideias e compará-las com as dos melhores. Disse-nos que estava a par dos problemas que o clube teve com as rescisões dos jogadores e reconheceu muito valor ao Sporting. Uma das propostas em cima da mesma e que foi aceite por Karl-Heinz Rummenigge foi a de um protocolo que visa o apoio e a complementaridade na formação e também nas equipas seniores com uma interligação entre Sporting e Bayern muito maior, já a partir de dia 9", contou João Benedito. E esta parceria poderá incluir o intercâmbio de jogadores? "Sim, também", revelou o candidato.

"Situação financeira não é calamitosa"

Antes de partir para a Alemanha, João Benedito concedeu uma entrevista à Lusa na qual afastou o cenário de falência em Alvalade. "A situação financeira não é calamitosa. O Sporting, em novembro, precisará de mais 60 milhões de euros para pagar o empréstimo obrigacionista anterior, e garantir outros 30 milhões para a tesouraria", esclareceu o candidato, que voltou a prometer "uma defesa intransigente" dos direitos do clube.

Por David Novo
Deixe o seu comentário
PUB