'Stop' à Comissão de Gestão, novo treinador, Jesus e rescisões: tudo o que foi dito por Bruno de Carvalho

Presidente do Sporting abordou atualidade do clube numa entrevista à SIC

• Foto: Bruno Colaço

Bruno de Carvalho abordou o momento do Sporting numa entrevista à SIC e SIC Notícias, onde garantiu que vai proibir a entrada em Alvalade da Comissão de Gestão hoje anunciada, acrescentando ainda que vai lançar uma série de providências em resposta. Apesar do 'convite' de Jaime Marta Soares para que apareça na AG destitutiva de dia 23, o atual presidente mantém que está suspenso e que por isso não pode comparecer.

Na entrevista, o presidente leonino revelou ainda que, caso saia, não ficará abrangido pela cláusula de confidencialidade entre Sporting e Jorge Jesus e explicou que o novo treinador, que será anunciado na próxima semana, está escolhido e a par da preparação da nova época.

Sobre as novas rescisões, Bruno de Carvalho diz que os futebolistas entraram num caminho "chato" e que, com ele ao leme, perderão todos os processos em tribunal. Perspetivando a próxima época, revelou que a sua "relação de proximidade com os jogadores será praticamente nula".


TUDO O QUE FOI DITO POR BRUNO DE CARVALHO NA ENTREVISTA

Finanças do Sporting

"Temos pago tudo mas bem, bem é convidar o Marta Soares e perguntar-lhe porque fez este crime. O travão que a CMVM pôs tem a ver com Marta Soares pedir a nossa demissão. Até agora está tudo pago."

Tochas atiradas contra Patrício

"Pergunta de maldade tremenda. Pressupõe que alguém saberia que eles iam mandar tochas. Se estivesse naquela baliza, ou o Varela, o Casillas, o Max, acontecia igual. Estar a falar do Rui/tochas é de uma maldade tremenda, porque se estivesse lá tinha-lhe acontecido o mesmo. Aquilo foi tão rápido que entre chamar o OLA - que não está ali ao lado - e ele deslocar-se até lá demorou tempo e aquilo foram segundos. Mas é lógico que me chateei, não só porque não teve beleza nem interesse, podia ter aleijado alguém e estragou-me o relvado todo. Por isso a Juve Leo foi condenada por nós a pagar a multa relacionada ao mesmo."

Post após Madrid

"O post dizia que eu acreditava que íamos dar a volta na segunda mão. Em segundo lugar, 90 por cento do post era uma crítica benigna à atuação do árbitro e de alguns jogadores do Atlético Madrid. Não o devia ter feito e quem sofreu as consequências fui eu. Na véspera de ir ter uma filha que todos souberam que lutou pela vida, fui assobiado em pleno estádio e jogadores aclamados numa volta olímpica. Aconteceu seis vezes no pós-Madrid. Aquele post não tinha nada que valesse esta proporção. Assumo que não devia ter feito porque vivemos num país retrogrado. Ricciardi, em 2012 - quando era o presidente-sombra -, quando estávamos na pior crise financeira do Sporting, disse que a equipa era ridícula. A minha relação de proximidade com os jogadores será praticamente nula, será feita pelo Augusto Inácio. A nível de modalidades irá manter-se. Pela primeira vez na história, corremos o risco de ser campeões em todas as modalidades, menos no futebol masculino."

Nove rescisões

"Sporting na próxima época vai claramente lutar pelos seus objetivos, que são vencer as competições em que estará presente. Mas posso aprofundar. Vários destes jogadores já estava prevista a sua saída. O Rafael Leão não. Destes jogadores, vários eram para sair. O William e Patrício já deviam ter saído na época passada. Não saíram e já se percebeu que foi um ato errado mas por minha vontade, sendo excelentes, teriam saído na época passada. Não saíram porque quando se vai para uma época connosco todos nós temos de acreditar no plantel que temos e foi considerado que eram imprescindíveis. Gerir uma SAD é muito difícil e há pessoas que acham que é a mesma coisa ter um papel que pode ser um papel de muita aproximação ou de presidente. Comigo as rescisões vão cair todas, pois os jogadores não têm nada a que se agarrar. Entraram por um caminho chato por aquilo que escreveram, com o advogado a não os aconselhar pelo que escreveram."

Quem definiu o novo plantel?

"Novo treinador está a par de tudo. Mas decidi só anunciá-lo na próxima semana"

Motivos da cláusula de confidencialidade para Jesus

"Cláusula é válida para os dois lados, foi assinado entre Jesus e Sporting. Se sair, não estou abrangido pelo acordo. É uma mera curiosidade. Nunca suspendi Jesus após o jogo na Madeira. Se Rui Patrício está a mentir? Quer que diga a palavra?"

Jorge Jesus

"Não houve demissão mas rescisão por mútuo acordo. Quer o Sporting, quer Jesus, ficaram por esse acordo impedidos de falar, portanto. Nunca seria fácil escolher substituto para ele, que tecnicamente é um excelente treinador. Sem crise ou não, seria um dossiê difícil. Mas acho que as pessoas vão ficar felizes. Demorei porque não é fácil substituir Jesus."

Novo treinador

"Se é apresentado já foi escolhido, mais não digo. Recusas de alguns treinadores? E se lhe disser que não foram convidados? Sobre Scolari e Sá Pinto, mando-lhes um grande abraço e desejo-lhes tudo de bom. Nunca seria fácil encontrar um substituto para Jorge Jesus.

Falará na AG?

"Não sabia que está a decorrer uma providência: Não sabia que tinham poder de Papa. Retiram o poder de sócio e nesse sentimento dizem que naquelas horas nos devolvem o direito de sócio para nos defendermos. É ridículo. Se vou à AG? Estou impedido por esta mesa, que considero ilegal, porque estou suspenso de sócio, estatutos são claros. Por que acha que Marta Soares tem direito a fazer prerrogativas de fazer alterações aos estatutos permitindo a um não-sócio de ir à AG? Quando nos afastaram foi para nos tirarem a possibilidade de ir à AG.

Sobre a Comissão de Gestão

"Fomos suspensos de sócios durante 10 dias, dá até dia 25 e nesse dia podemos deixar de estar suspensos. Então, esta Comissão terá sete dias. Então cria-se uma Comissão de Gestão para sete dias? Não se brinca com os sócios do Sporting. Para fazerem esta Comissão de Gestão ilegal é porque estão a contar que sejam destituídos. Não passa pela cabeça afastar-nos por sete dias. Esta Comissão foi criada por 7 dias ou então estão a antecipar o resultado de dia 23 para continuar a trabalhar. Grave o que se está a passar. Comissão de Gestão está proibida de entrar nas instalações."

Providências por parte de Bruno de Carvalho

"A partir de segunda vamos fazer inúmeras providências, acabou-se a golpada no Sporting. Vou fazer todas as providências para que Marta Soares e este pelotão de fuzilamento. Sportinguistas estão fartos de ser enganados com estas providências."

Por que motivo Marta Soares não é presidente da MAG?

"Marta Soares não é o presidente da MAG, por isso tudo o que fez está ferido de ilegalidade. A providência cautelar não precisa de certeza mas apenas probabilidade, o que significa que a única que pedia que a CTMAG fosse considerada inválida foi indeferida. Essa é a que eu sei. O que são estas providências que todas elas podem ser impugnadas? Depois desta atitude vergonhosa de Marta Soares hoje, a partir de segunda vamos entrar em algo que não queria: vamos partir para todos os elementos jurídicos que tivermos ao nosso alcance, pois desagrada-me este tipo de discurso. Nenhuma providência disse que Marta Soares é presidente da MAG. Não, o juíz não escreve que é. Nenhuma providência diz que a CTMAG é ilegal ou que a Comissão de Fiscalização de Marta Soares é legal. Ainda não houve providência que nos tivesse ouvido.

Estatutos e suspensão de presidente pela Comissão de Fiscalização


"No site estão errados porque esta comissão, esta ex-mesa não assinou tudo o que devia para os estatutos aprovados estarem em vigor, o que é uma pena. Incompetência total. Têm aí uma versão dos estatutos que ainda não foram publicados num cartório, infelizmente, devido a falhas nas assinaturas deles, pedidas vezes sem conta. Marta Soares demitiu-se e ao nível da lei basta fazer o que fez. Que comissões se podem fazer? São coisas transitórias e vão até seis meses. Tudo o que é transitório não é para fazer decisões de montra, mas para decisões correntes. Sportinguistas não acham que uma Comissão de Fiscalização - que é ilegal mas mesmo que não fosse - tenha um ato corrente que seja tirar de sócio um membro eleito pelos sócios e que os sócios não se tiveram ainda possibilidade de se pronunciar numa AG. É um ato arriscadíssimo e gravíssimo."

Considera-se ainda presidente?

"Fui convidado como quê? Presidente do Sporting. Primeiro, não caiu a totalidade dos membros. Em segundo, temos uma mesa que se demitiu e um presidente que se demitiu por duas vezes, e voltou atrás."

21h04 - Começa a entrevista!

Bruno de Carvalho concede uma entrevista à SIC, no jornal da noite, onde irá abordar a atualidade do Sporting, nomeadamente a divulgação da Comissão de Gestão, entre outros temas na ordem do dia no clube leonino. Para acompanhar em direto!

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0