"Estamos a trabalhar para atingir a excelência e havemos de fazer intervenções também na Academia." Bruno de Carvalho anunciou alterações infraestruturais no centro de formação leonino e Record está em condições de avançar os traços gerais pelos quais se vão reger as alterações reveladas pelo presidente.
Construção de novos relvados, colocação de iluminação artificial no campo que serve a equipa principal, investimento em meios tecnológicos de análise ao desempenho, melhoria nos ginásios, reforço das equipas técnicas e clínicas de cada escalão, entre outros. Eis algumas das intervenções a que Bruno de Carvalho se referiu, segundo Record apurou. O propósito, esse, passa por dotar a Academia Sporting de condições de excelência, recolocando o centro nevrálgico de toda a formação leonina no topo, tal qual estava há treze anos, quando foi inaugurada; ou seja, antes de se deixar ultrapassar pela modernização que não conseguiu acompanhar.
Betão e recursos humanos
Traçado, essencialmente, a pensar no futebol de formação, o plano divide-se em dois tipos de medidas: de ordem tecnocrata, com base em obras de construção de raiz ou de melhoria das infraestruturas existentes; e humana, pelo recrutamento de profissionais e reforço das equipas clínicas e técnicas.
Bandeira presidencial
Academia Sporting, 21 de junho de 2003. António Dias da Cunha, então presidente do Sporting, inaugura aquele que viria a ser, até hoje, o centro de todo o futebol leonino. Uma infraestrutura de excelência, na vanguarda mundial, condizente, portanto, com o estatuto de melhor clube formador em Portugal. Treze anos depois, a excelência perdeu-se nos corredores do tempo ao ponto de o centro de estágios leonino não ser mais do que uma obra ultrapassada. Ora, é precisamente isto que Bruno de Carvalho pretende corrigir. Na comparação com o eterno rival Benfica, o Sporting está agora a léguas no campo das condições logísticas e infraestruturais, tal como Jorge Jesus reconheceu em entrevista recente. Bruno de Carvalho, presidente dos leões desde 2013, identificou esta como uma das primeiras lacunas a colmatar. Três anos depois, encontrou condições (financeiras) propícias para avançar com um projeto feito a pensar em devolver a Academia Sporting ao patamar de excelência que já lhe foi reconhecido.
Mais profissionais e maior coordenação
A formação é, de facto, o grande impulsionador das intervenções recentemente confirmadas por Bruno de Carvalho, ainda que a equipa principal também mereça parte da preocupação inerente. Mais do que obras ou intervenções, é intenção da estrutura reforçar iniciados, juvenis e juniores com um preparador físico e uma equipa médica por escalão. Será reforçada a coordenação entre todas as equipas técnicas (incluindo a de Jorge Jesus), para promover a consolidação de modelos táticos e de treino idênticos entre escalões de formação e equipas profissionais.
Sporting conquista mais uma vitória com golo marcado nos descontos e... outra vez com Coates
Decisões do International Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras da modalidade
Ebere Paul Onuachu está no top 10 dos melhores marcadores europeus, com 24 golos
Espanhol Ander Mirambell contou a história num programa de televisão
IFAB reuniu-se para aprovar as alterações às Leis de Jogo para a próxima época
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.