Record

Adeus Alvalade: Paulo Futre encanta na estreia oficial

NAS MEMÓRIAS DO ESTÁDIO

Na equipa principal do Sporting, o esquerdino Paulo Futre começou a deixar marcas de genialidade a 10 de Maio de 1983, num particular em Alvalade com os brasileiros da Portuguesa de Desportos em que rendeu o búlgaro Kostov. Sven-Goran Eriksson, então treinador do Benfica, assistiu a parte da actuação, entre a meia hora do primeiro tempo e os 70 minutos.

No entanto, foi frente ao Penafiel, a 27 de Agosto, que Futre teve estreia oficial no campeonato, revolucionando o jogo com o Penafiel na segunda parte. Até ao intervalo, os leões, sob o comando técnico de Josef Venglos, só conheceram sofrimento, não saindo do empate a zero.

Na segunda metade, com o jovem Paulo Futre em campo a estontear adversários através dos dribles e da rapidez, Manuel Fernandes apontou o primeiro golo (55"), num remate forte após preciosa simulação de Jordão. Futre efectuou o cruzamento de que resultou o segundo golo, marcado por Virgílio, após toque de Lito (72"). Passados apenas dois minutos, Jordão transformou "penalty" de Santos sobre Manuel Fernandes no 3-0.

Os penafidelenses, treinados por Fernando Tomé, que representara o Sporting, reduziram também de grande penalidade (81"), após carga sobre Joaquim Rocha. Na cobrança, Branco superou Katzirz.

Só que o vendaval Futre continuava e nos últimos quatro minutos os leões ampliaram o resultado mais duas vezes. Manuel Fernandes bisou (86"), aproveitando precioso toque de Jason; nos últimos instantes, Jordão tirou partido de um lance em que o guardião Trindade não segurou a bola e estabeleceu o 5-1 final.

Cerca de um mês mais tarde, novamente em Alvalade, Paulo Futre seria, na altura, aos 17 anos, o mais jovem jogador a representar a selecção nacional na goleada (5-0) à Finlândia, num desafio relativo à campanha de apuramento para o Euro-84.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

M