Bas Dost lidera a Bota de Ouro Europeia

Holandês do Sporting reparte primeiro lugar com Suárez e Aubameyang

• Foto: Paulo Calado

Os dois golos marcados por Bas Dost ao P. Ferreira possibilitaram ao avançado holandês do Sporting ficar ainda mais isolado na lista dos melhores marcadores da Liga NOS - com mais quatro remates certeiros do que André Silva - e igualar Luis Suárez (Barcelona) e Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) no ranking dos mais mortíferos avançados da Europa, num total de 16 (o que equivale a 32 pontos).

Estes são os históricos da Bota de Ouro Europeia que Bas Dost persegue
Convém, todavia, sublinhar que o dianteiro, de 27 anos, contratado ao Wolfsburgo no início desta temporada, necessitou de menos minutos (1.360) do que o internacional uruguaio do Barça (1.504) e o gabonês do vice-campeão alemão (1.417) para atingir este registo impressionante. 

Ainda assim, para efeitos de atribuição do galardão, apenas contam os golos, sendo indiferentes os jogos ou minutos disputados. Ou seja, se a temporada acabasse agora, o avançado do Sporting conquistaria a Bota de Ouro juntamente com Suárez e Aubameyang. A existência de mais de um vencedor ocorreu mais recentemente em 2013/14, com Cristiano Ronaldo e Suárez a terminarem com os mesmos pontos.

Ranking da Bota de Ouro Europeia, atualizada este domingo, às 22h08 horas.

1.º Luis Suárez (Barcelona), 16 golos/32 pontos
2.º Bas Dost (Sporting), 16/32
3.º P.E. Aubameyang (Borussia Dortmund), 16/32
4.º Edison Cavani (PSG), 21/31,5*
5.º Edin Dzeko (Roma), 15/30
6.º Lionel Messi (Barcelona), 15/30
7.º Gonzalo Higuain (Juventus), 15/30
8.º Diego Costa (Chelsea), 15/30
9.º Mauro Icardi (Inter Milão), 15/30
10.º A. Sanchez (Arsenal), 15/30

* Apesar de ter mais golos marcados (21) do que todos aqueles que se encontram à sua frente, Cavani ocupa apenas a 4.ª posição, devido à aplicação do coeficiente da UEFA, que multiplica por dois os golos marcados nos países que se encontram nos cinco primeiros lugares (Portugal incluído) e apenas por 1,5 os tentos marcados nos campeonatos dos países que ocupam entre o sexto e décimo lugar, como é o caso de França. Simplificando, os golos de Bas Dost (16x2) valem 32 pontos; os de Cavani (21x1,5) valem apenas 31,5.

(artigo corrigido às 22h08)

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.