Sócios confirmam expulsão de Bruno de Carvalho: assim foi a AG do Sporting

Mais de 69 por cento a favor da manutenção da expulsão

O ex-presidente do Sporting Bruno do Carvalho viu este sábado confirmada a sua expulsão de sócio do clube, em Assembleia Geral, com 69,30% dos votos favoráveis à exclusão. Numa reunião magna convocada para votar os recursos de Bruno de Carvalho e do antigo vice-presidente Alexandre Godinho (que não estiveram presentes), a maioria dos 5.190 sócios acreditados para votar no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, validou a decisão do Sporting.

Segundo os números oficiais, estes 5.190 sócios correspondem a um total de 20.414 votos, ou seja, mais de 30% quando comparado com a Assembleia Geral de dezembro.

Bruno de Carvalho, de 47 anos, eleito em presidente em 2013, foi destituído do cargo em Assembleia Geral, em 23 de junho de 2018, com 71,36% dos votos, e posteriormente suspenso por 12 meses, o que inviabilizou a sua candidatura às eleições de 8 de setembro, nas quais foi eleito Frederico Varandas.

No final, Rogério Alves falou sobre os momentos de tensão na AG e garantiu que a polémica em torno do boletim de voto não tem razão de ser.

Assim acompanhámos a AG ao longo do dia:

22h37 - Rogério Alves após a AG: "Hoje, através dos telemóveis, as pessoas reportam imagens, informações, sons. É impossível controlar. A única coisa que lamentamos é que AG que tem decorrido, naturalmente com crítica e divergência, porque são assuntos fraturantes que envolvem paixão, o que procuramos evitar é que numa AG onde todos os que pediram a palavra usaram dela, haja a mensagem de que as AGs não funcionam. Esses pequenos picos de tensão não são a marca da forma como a AG decorreu."

22h17 - A expulsão de associado do Sporting não é um procedimento irreversível, uma vez que os estatutos do clube de Alvalade contemplam a possibilidade de recuperar aquela condição, mediante a aprovação por maioria de dois terços, em assembleia geral convocada para esse efeito.

22h09 - Aos jornalistas, a irmã de Bruno de Carvalho, Alexandra, afirmou que serão apresentados requerimentos devido aos boletins de voto. "Estamos a apresentar requerimentos. Retiraram o código de barras e mantiveram a numeração. Não é preciso ser grande informático para chegar à pessoa que votou. É uma ilegalidade muito grande", disse aos jornalistas, acrescentando: "a história do Sporting mostra-nos que as presidências são curtinhas. Desta vez demorou mais a insatisfação."

22h01 - OFICIAL: sócios do Sporting confirmam expulsão de Bruno de Carvalho. 69,93 por cento dos associados decidiram manter a expulsão do presidente destituído. Alexandre Godinho também viu a sua expulsão confirmada, por números semelhantes. Recordamos que a decisão só é agora passível de recurso para um tribunal civil.

20h05 - Já começou a contagem de votos.

19h57 - Os 5.190 sócios presentes na AG correspondem a 29.414 votos, mais 30% comparativamente à AG de dezembro.

19h45 - Procede-se à contagem dos votos, não havendo ainda previsão para divulgação de resultados.

19h30 - Fechada a acreditação para votar - encerrava às 19h30 mas quem estivesse na fila a essa hora poderia ainda exercer o seu direito. Um total de 5.190 associados foram acreditados para votação.
 
5.190 sócios no total foram acreditados para votação

19h21 - Miguel Fonseca, advogado de Bruno de Carvalho, referiu a meio da tarde que o ex-presidente do Sporting está a ter um "apoio massivo" na Assembleia Geral deste sábado.

Brunistas causam distúrbios na AG do Sporting e seguranças tiveram de intervir

18h43 - Continuam a chegar sócios ao Pavilhão João Rocha. Recordamos que mais de 4.700 estão acreditados.

18h35 - Vários sócios pró-Bruno de Carvalho têm criticado nas redes sociais o facto de o boletim de voto ter um número que pode identificar o votante. O Sporting explica que se trata de um mecanismo de segurança - já utilizado na AG de dezembro - para evitar duplicação de votos.

Boletim de voto

18h24 - Aumentam os níveis de tensão no Pavilhão João Rocha, com gritos de demissão e tentativas de confrontos, depois de ofensas enquanto um associado falava. Rogério Alves é obrigado a pedir calma aos presentes. A PSP teve mesmo de intervir para imobilizar alguns associados. Um vidro terá sido partido junto da tribuna.

18h24 - Acreditados até agora 4.710 sócios. Estão 1.288 associados no Pavilhão João Rocha.

17h45 - Neste momento estão presentes 1.514 sócios no interior do Pavilhão João Rocha.

17h41 - Estão acreditados 4.122 sócios para esta AG, o que significa que já foram batidos os números da reunião magna de 15 de dezembro - em que, num universo de 3.952 associados, foi decidido manter a pena de suspensão a Bruno de Carvalho. De referir que hoje foram mais de 40 os associados que se inscreveram para falar.

17h36 - Sobre a intervenção da irmã do Bruno de Carvalho na AG, Record apurou que Rogério Alves não lhe tirou a palavra. Alexandra de Carvalho falou os 3 minutos que são dados a todos os sócios que se inscrevem para falar.

17h19 - SIC Notícias avança que os boletins de voto podem ser irregulares por terem no canto inferior esquerdo um número que é "identificativo".

19h30 é a hora designada para o fim da acreditação para entrada no Pavilhão João Rocha, sendo admitido quem estiver na fila a essa hora.

16h43 - 2.918 sócios acreditados para votar.

16h16 - A TVI 24 diz que o pai de Bruno de Carvalho ainda se encontra no Pavilhão João Rocha e que 40 sócios estão inscritos para falar.

16h15 - Alexandra de Carvalho, irmã de Bruno de Carvalho, presta declarações à saída do Pavilhão: «Está tudo a ser preparado para que Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho sejam expulso mas tenho aquela esperança que possa acontecer aqui um milagre». Para Alexandra de Carvalho mais do quer decidir a expulsão dos dois, trata-se de decidir "que Sporting é que os sócios do clube querem".

15h58 - O 'Correio da Manhã' avança que a irmã de Bruno de Carvalho já falou e que "insultou Rogério Alves". Acrescenta ainda que o presidente da Mesa da Assembleia Geral lhe "retirou a palavra".

15h50 - Já entraram 2.500 sócios na AG.

15h32 - De acordo com informação oficial, até ao momento estão acreditados 1.539 sócios.

15h - Hora prevista para o início da Assembleia Geral, assim como da votação. Segundo explica o Sporting, às 19h30 será o fim da acreditação para entrada no Pavilhão João Rocha, sendo admitida a entrada para quem esteja na fila a essa hora.

14h55 - Veja aqui o momento da chegada de Frederico Varandas

14h15 - Já já algumas dezenas de sócios do Sporting junto ao Pavilhão João Rocha. Veja aqui as primeiras imagens.

O Sporting reúne-se em assembleia geral para votar os recursos de Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho às respetivas penas de expulsão. Embora tenha uma carga dramática diferente, esta AG decorrerá em moldes idênticos à de 15 de dezembro.

Nessa altura, os sócios deliberaram manter as penas de suspensão aplicadas a BdC e aos restantes elementos da antiga direção que haviam apresentado recurso. Agora só BdC e Godinho o fizeram, mas o facto é que nem um nem o outro tencionam comparecer hoje no Pavilhão João Rocha para fazerem a própria defesa, a despeito dos 15 minutos que lhes foram concedidos por Rogério Alves. O presidente da MAG tem sido muito contestado por apoiantes de Bruno de Carvalho, como aconteceu há uma semana, na AG do orçamento. Desta vez, porém, não haverá lugar a discussão de pontos fora da ordem de trabalhos e a votação começará logo pelas 15 horas, em simultâneo com as intervenções dos sócios, precisamente um dos pontos que motiva a ausência de BdC. De resto, a pergunta que constará do boletim de voto não foi divulgada pela Mesa.

Para Bruno, após cinco anos na presidência, esta será uma espécie de... finalíssima, pelo menos para os próximos oito anos, período pelo qual pode ficar impedido de se (re)candidatar. Fechando-se ou não o ciclo, nada ficará como dantes. O ex-líder leonino foi destituído a 23 de junho de 2018 com o voto de 71,36% dos sócios, e foram cerca de 14.700 que passaram pela Altice Arena. Hoje deverão ser menos mas espera-se uma participação superior aos 1.200 de há uma semana.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.