«Clube tão grande como os maiores da Europa»

105 ANOS A CUMPRIR O SONHO DE JOSÉ ALVALADE

«Clube tão grande como os maiores da Europa»
«Clube tão grande como os maiores da Europa»

“Um grande clube, tão grande como os maiores da Europa” foi a profecia lançada por José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal, logo no início, em 1906. Mais de um século depois, milhares de títulos em numerosas modalidades garantiram que se cumprisse o sonho.

Logo à nascença, o Sporting surgiu como mais do que um clube de futebol, embora essa tenha sido a modalidade na origem de tudo. Além do “foot-ball”, ténis, corridas e saltos (atletismo), exercícios físicos (ginástica) e luta de tração à corda estiveram no arranque e, pouco depois, já se praticava críquete, hóquei em campo, esgrima, ciclismo e mais dezenas que foram aparecendo ao longo de uma história verdadeiramente eclética.

Dérbi

Mas foi sempre o futebol a dominar a vida do Sporting. O primeiro dérbi aconteceu a 1 de dezembro de 1907, ainda o Sport Lisboa e Benfica não tinha nascido. Foi na estreia da camisola bipartida verticalmente de branco e verde (conhecida como “Stromp”) que os leões venceram (2-1) o então Sport Lisboa, em Sete Rios.

Leia este artigo na íntegra e outros relacionados na edição impressa de Record desta sexta-feira

49
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.