Coates: «Com Jorge Jesus o futebol é mais ‘científico’»

Defesa uruguaio rendido ao técnico leonino

• Foto: Vitor Chi 

R - Como é que tem sido a relação com Jorge Jesus?

SC – Muito boa. Quando cheguei ao Sporting, ele disse-me imediatamente tudo o que ele pensava e tudo aquilo que ele pretendia que eu fizesse.

R - E pode revelar algumas partes dessa conversa?

SC – É segredo! [risos] Explicou-me o seu método de trabalho na defesa e aquilo que pretendia de mim. Ele disse-o em várias conferências de imprensa: a questão da minha estatura, ter mais eficácia no jogo aéreo... Para mim isso foi importante porque assim soube logo tudo aquilo que o treinador pretendia de mim.

R - Surpreendeu-o a forma como Jorge Jesus trabalha?

SC – Surpreender não é o termo certo... Gosto muito da forma de trabalhar de Jorge Jesus. Todos os treinos são de alta intensidade, todos os treinos tens de vir preparado para estar bem e isso ajuda-me a melhorar, ajuda o grupo e permite-nos estar sempre focados.

R - Pensa que Jorge Jesus pode fazer de si um dos melhores centrais a nível mundial?

SC – Oxalá que sim! [risos] É como te digo: o dia a dia que se vive aqui é aquilo que permite potenciar as qualidades dos jogadores. Ele exige constantemente intensidade e alto nível de jogo. Isso depois transmite-se nos jogos. Durante 1 ou 2 anos estive a treinar-me de uma forma, e cheguei ao Sporting e encontrei um estilo completamente diferente. Não só pelo sistema tático, mas também devido às ideias de jogo do treinador. Se queria ser uma opção válida, tinha de adaptar-me o mais rapidamente possível. Jesus tem uma forma específica de estruturar o jogo.

R - Como assim? JJ é assim tão diferente dos outros treinadores?

SC – Por exemplo, no Sunderland a ideia era defender num bloco mais baixo e, sempre que possível, bater a bola para os corredores ofensivos ou até mesmo para o centro do ataque. No Sporting não é assim. Fazemos pressão alta e o objetivo é sair sempre a jogar.

R - Este estilo é-lhe favorável?

SC – Sinto-me com mais confiança e mais tranquilo quando posso sair com a bola dominada. Com Jorge Jesus o futebol é mais ‘científico’. Gosto muito disso.

Por Alexandre Carvalho
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.