Como JJ ajudou a salvar o Sporting B

Plano de emergência surtiu efeito e a equipa já respira saúde na 2.ª Liga, longe da despromoção

• Foto: Paulo Calado

Quando o Sporting B perdeu em casa com o Varzim, já a SAD acionara um plano de emergência. Estávamos na 27ª jornada da 2ª Liga, a equipa caía para a penúltima posição e a linha de água já estava a 5 pontos de distância. João de Deus foi demitido e sucedido por Luís Martins, que passou a acumular o cargo com as funções de coordenador técnico da Academia Sporting. Os seus méritos são indiscutíveis, mas o papel de Jorge Jesus também é digno de destaque. Afinal, foi o treinador da equipa principal que colocou à disposição do Sporting B um leque de reforços que tem vindo a assumir-se como grande responsável pela recuperação desta formação na classificação da 2ª Liga.

André Geraldes, João Palhinha, Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Ricardo Esgaio e Ryan Gauld passaram a jogar de forma frequente pelo Sporting B, apesar de trabalharem toda a semana sob as ordens de Jesus. Como o próprio JJ reconheceu num círculo próximo, estas promoções deram "outro andamento" à equipa de Luís Martins. Da junção deste ‘upgrade’ de qualidade e das metodologias do novo treinador da equipa B, nasceu uma recuperação que, dois meses depois, permite afastar o espetro da despromoção ao Campeonato de Portugal.

Descubra as diferenças

Quando Luís Martins assumiu a equipa, devidamente ‘reforçada’ por Jorge Jesus, o Sporting B colocou ponto final numa sequência de 12 jogos sem vencer, com nove derrotas e três empates ao longo de três meses. Com o triunfo sobre o V. Guimarães B, a equipa B dos leões assinalou o regresso da equipa às vitórias, após a derrota em Penafiel na ronda anterior, a única nos últimos onze jogos, ao longo dos quais o Sporting B venceu oito e empatou dois. O suficiente para hoje estar 11 pontos acima da linha de água, longe da aflição de outros tempos.

Playoff pode valer oportunidades na A

Com 8 pontos de vantagem sobre o Vitória de Guimarães e 13 para o Sp. Braga, o Sporting segue confortável na 3.ª posição, tendo praticamente garantido o último lugar de acesso ao playoff da Champions. Aliás, os leões podem selar a posição já na próxima jornada, precisamente em Braga. Se os bracarenses estão matematicamente afastados desta luta, os leões precisam de vencer e esperar que os vimaranenses empatem ou percam na visita ao Vitória de Setúbal. Isto para garantirem o 3.º lugar já na próxima jornada. A concretização deste objetivo e a recuperação do Sporting na 2.ª Liga, poderão permitir mais oportunidades aos jovens no contexto da equipa principal.

Por António Adão Farias e Ricardo Granada
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0