Contas para desempatar

Leões esperam pelo FC Porto nas ‘meias’

• Foto: Rui Minderico

O Sporting apurou-se ontem para a sua 45ª meia-final da Taça de Portugal desde o início da competição, na temporada de 1938/39. A última vez que tinha chegado a esta fase da prova foi em 2015, ainda sob o comando de Marco Silva, e acabou por conquistar o troféu – final com o Sp. Braga, de Sérgio Conceição, empate 2-2 após prolongamento e 3-1 nos penáltis.

Esta 45ª presença na antecâmara da final, significa que o Sporting é semifinalista em mais de metade das 78 edições da prova, distanciando-se assim das 43 meias-finais do FC Porto, que, contudo, pode reduzir a diferença se eliminar hoje o Moreirense. No caso de se apurarem, os dragões defrontam depois os leões nas ‘meias’. Ambos têm 16 Taças de Portugal conquistadas e esta é também uma ocasião para mais um desempate entre estes adversários se um deles vier a conquistar o troféu deste ano, cuja final está agendada para o dia 20 de maio, no Jamor.

Recorde-se que o Benfica é a equipa com mais presenças em semifinais (48) e finais (36) e o detentor de mais Taças (26).

Já Jorge Jesus está de volta a esta fase da prova, onde ainda não tinha chegado ao serviço do Sporting. A última vez foi em 2014, no Benfica, ano em que acabaria por conquistar a única Taça de Portugal do seu palmarés – vitória por 1-0 sobre o Rio Ave. Chegou ainda às finais de 2007 (Belenenses) e 2013 (Benfica), mas perdeu-as, respetivamente, para o Sporting e para o V. Guimarães... de Rui Vitória.

Por Luís Milhano
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.