De Madrid à Madeira: os 39 dias de 'revolução' no Sporting

Da suspensão do plantel à da equipa técnica, com período de acalmia pelo meio

• Foto: Pedro Ferreira

A decisão de Bruno de Carvalho de suspender Jorge Jesus e restantes elementos da equipa técnica do Sporting, um dia depois da derrota que ditou a queda para o 3.º lugar e originou uma onda de contestação ao plantel, reforçou o cenário de crise em Alvalade. Crise essa que começou há 39 dias, quando a 5 de abril, após o desaire em Madrid na Liga Europa, o presidente criticou publicamente o plantel. Pelo meio, uma situação de acalmia que terminou com o deslize diante do Marítimo. Recorde aqui os principais episódios desde essa data até hoje.

5 de abril de 2018 - Bruno de Carvalho não esconde o desagrado pela derrota (2-0) do Sporting em Madrid, diante do Atlético, mais concretamente as circunstâncias que levaram ao desaire, visando vários jogadores, nomeadamente a dupla de centrais (Coates e Mathieu) pelos erros cometidos nos golos colchoneros e ainda Coentrão e Bas Dost, amarelados e que vão falhar a segunda mão.

6 de abril de 2018 - Dezanove jogadores do Sporting emitem um comunicado conjunto nas redes sociais, com um recado a Bruno de Carvalho e exigindo uma conversa franca com o presidente, olhos nos olhos, para perceberem o que BdC quis de facto dizer com a sua publicação no Facebook no dia anterior. "Apontar o dedo para culpabilizar o desempenho dos atletas publicamente, quando a união de um grupo se rege pelo esforço conjunto, seja qual for a situação que estejamos a passar, todos os assuntos resolvem-se dentro do grupo."

6 de abril de 2018 - Bruno de Carvalho anuncia no Facebook que vai suspender "imediatamente" os jogadores que subcreveram o texto nas redes sociais a criticar o presidente. Numa publicação no Facebook a que apenas têm acesso os amigos de BdC, o líder leonino apelidou os jogadores de "meninos amuados que não respeitam nada nem ninguém" e que os que colocaram o comunicado no Instagram "estão imediatamente suspensos e terão de enfrentar a disciplina do clube."

8 de abril de 2018 - No jogo caseiro com o P. Ferreira, os adeptos do Sporting insultaram Bruno de Carvalho e pediram a demissão do presidente na sequência 'guerra' com o plantel.

8 de abril de 2018 - Após o encontro, Bruno de Carvalho foi à sala de imprensa e abordou a contestação de que foi alvo no Sporting-P. Ferreira, frisando que caso os adeptos queiram, podem pedir a sua demissão em Assembleia Geral, mas que não sairá por sua iniciativa. Ao mesmo tempo, garantiu que não se importava com a contestação, mas sim com ofensas de que foi alvo. "Quem me chamou o que chamou... chamem nomes às pessoas das família deles; assobios tudo bem, à hora que quiserem."

10 de abril de 2018 - Após as bancadas de Alvalade terem ‘condenado’ o presidente no jogo com o P. Ferreira, vaiando-o e pedindo a sua demissão imediata na sequência da crise instaurada no clube, foi a vez de Jaime Marta Soares pedir a saída de Bruno de Carvalho.

11 de abril de 2018 - Bruno de Carvalho retira os processos disciplinares aos jogadores do Sporting. No comunicado, podia ler-se que foi "unânimemente considerado, pela Administração da SAD e pelo Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, que a atitude dos jogadores da equipa principal de futebol profissional foi incorrecta para com a sua entidade patronal" mas era explicado a seguir que o "momento atual tem que ser ainda de maior união e coesão".

6 de maio de 2018 - Bruno de Carvalho e Jaime Marta Soares assistem lado a lado ao Sporting-Benfica em andebol, num sinal da sua reaproximação depois da crise.

13 de maio de 2018 - Na sequência da derrota na Madeira, que fez com que o Sporting terminasse o campeonato em 3.º lugar e afastado da Liga dos Campeões, os adeptos revoltam-se com os jogadores, com momentos de tensão à saída dos Barreiros, no Aeroporto Cristiano Ronaldo e ainda em Alvalade.

14 de maio de 2018 - Bruno de Carvalho reúne-se com treinador e plantel do Sporting em Alvalade. Na sequência da mesma, Jorge Jesus é suspenso.

Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0