Factos e números sobre o polémico Chaves-Sporting de 1999

Jogo apitado por Jorge Coroado

• Foto: Arquivo/David Augusto

Época. Em 1998/99, além do 4.º lugar final na Liga, o Sporting saiu à primeira da Taça de Portugal (Gil Vicente) e da Taça UEFA (Bolonha).

Liga. O empate em Chaves, à 19.ª jornada, distanciou a equipa do trio da frente. FC Porto, Benfica e Boavista ficaram, respetivamente, com 9, 8 e 7 pontos de vantagem.

Reforços. O investimento no mercado de transferências, no verão (Duscher, Rui Jorge, Delfim, Kmet, Bino e Quiroga) e em janeiro (Acosta, Krpan, Heinze e Marcos), não deu retorno... imediato. Mas formou a base do Sporting campeão em 1999/2000.

Estreias. O encontro com os flavienses foi o primeiro com a camisola do Sporting para Santamaria, então o mais jovem de sempre a estrear-se no clube, com 16 anos, 11 meses e 13 dias.

Inácio. Em janeiro de 1999, o treinador do Chaves era Augusto Inácio, que em setembro desse ano haveria de render... Giuseppe Materazzi no banco leonino e conduzir os verdes e brancos ao título.

Conhecidos. Inácio não era o único leão do outro lado da barricada no Chaves-Sporting. Paulo Torres, regressado de Espanha, e Filipe, formado em Alvalade, também participaram no desafio.

Guerra. Antes de Coroado, já ia longo o braço-de-ferro com a arbitragem, em 1998/99. A APAF decretou um boicote aos jogos do Sporting. Paulo Costa não compareceu em Faro.

Rival. Vale e Azevedo considerou o luto ridículo e levou resposta à altura de José Roquette. "Não contem comigo para desgastar a imagem desse senhor. Ele próprio o faz sempre que abre a boca."

8
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Sporting agrada a Daniel Wass

Internacional dinamarquês, de 32 anos, já conhece interesse do Sporting. Leões não estão sozinhos na corrida mas os argumentos convencem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.