Record

Frederico Varandas: da guerra no Afeganistão à liderança do departamento clínico do Sporting

Médico de 38 anos integrou missão dos Comandos em Cabul e Kandahar

Frederico Varandas, o médico que esta quinta-feira se demitiu do corpo clínico do Sporting, assumindo a disponibilidade para assumir uma candidatura à liderança dos leões, tem apenas 38 anos, mas uma história de vida em que constam algumas emoções fortes.

Entrou para Faculdade de Medicina de Lisboa e para a Academia Militar em 1998, licenciando-se em Reabilitação, com pós-graduação em Medicina Desportiva. Entrou no futebol pela mão de Carlos Carvalhal, em 2007, no V. Setúbal.

No ano seguinte cumpriu uma missão de seis meses no Afeganistão, integrado nos Comandos, tendo vivido momentos complicados em Cabul e Kandahar. "Foi uma experiência humana muito rica, mas com muitos feridos civis e militares", contou então o tenente, que escapou a uma investida dos talibãs graças à ajuda dos Comandos. "Felizmente, após 6 meses, os 158 militares portugueses regressaram todos vivos", constatou Varandas, em declarações a Record.

Em 2011 foi convidado a mudar-se para Alcochete, para trabalhar nos escalões de formação do Sporting. O departamento clínico era então liderado por Gomes Pereira e Varandas não escondeu o seu amor pelo clube: "Sofro pelo Sporting", reconheceu na altura.

Mas Gomes Pereira rescindiu contrato apenas dois meses depois da chegada de Varandas e o jovem médico passou a chefiar toda a estrutura clínica em Alvalade, cargo que ocupou até esta quinta-feira.

Em 2015 Leonardo Jardim quis levá-lo para o Monaco, mas o médico tinha outros projetos pessoais no país e declinou o convite.

Globalmente bem visto no seio do plantel, Frederico Varandas recebeu todos os créditos pela rápida recuperação de alguns jogadores, como foram os casos de Bas Dost e Fábio Coentrão esta época. Meticuloso, um dos segredos do médico prende-se com o compromisso e capacidade de sacrifício que pede aos jogadores, afastando as 'pieguices'.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas