Record

Jefferson entra nos 50

aposta de jardim no encontro com o p. ferreirA

Jefferson entra nos 50
Jefferson entra nos 50 • Foto: Helder Santos

A 17 de agosto de 2012, o Estoril de Marco Silva visitava o reduto do Olhanense na 1.ª jornada da Liga versão 2012/13 e no onze canarinho constava o nome de Jefferson Nascimento. Após passagens fugazes por Fluminense, Náutico e Santa Cruz, o lateral-esquerdo voltava a Portugal para se estrear no principal escalão do futebol do país – atuou pelo emblema da linha na 2.ª Liga em 2010/11.

Volvidos quase 20 meses, e agora ao serviço do Sporting, o brasileiro prepara-se para completar o jogo 50 no campeonato nacional.

Partindo do pressuposto que Leonardo Jardim não o deverá deixar de fora das opções iniciais para o embate da 26.ª jornada, Jefferson atinge uma marca também importante na sua afirmação no emblema de Alvalade. Na última época, e no que apenas diz respeito a dados da Liga, completou 28 encontros pelo Estoril. Esta temporada, após o salto para um dos “grandes” do futebol português, soma já 21 jogos disputados, tendo a oportunidade de chegar aos 26, caso o técnico madeirense lhe dê a oportunidade de atuar no que resta da época dos leões.

Quanto a golos, leva seis em entre 2012 e 2014: quatro ao serviço da turma de Marco Silva, frente a Moreirense, V. Setúbal, Sporting e Benfica, sendo que o que apontou ante a equipa de Jorge Jesus significou o empate canarinho no Estádio da Luz (1-1) e o início... da “remontada” do FC Porto rumo ao tricampeonato; e em 2013/14, fez o gosto ao pé a 1 de março, de grande penalidade, diante do Sp. Braga, fechando a contagem no triunfo dos leões na deslocação ao reduto do Marítimo (3-1).

Importante

A 29 de maio de 2013, o Auditório Artur Agostinho, em Alvalade, enchia-se de sócios e adeptos do Sporting para a apresentação do primeiro reforço com vista à época que se avizinhava. Quem era? Jefferson, pois claro! Os leões não haviam exercido o direito de compra pelo português Joãozinho e pagaram cerca de 400 mil euros por 60% do passe do canarinho à Traffic.

Estava, assim, resolvido o problema do lateral-esquerdo, e Leonardo Jardim ganhava um homem de características ofensivas para sustentar uma das principais matrizes que pautam as suas equipas: o jogo de corredores. É, neste momento, um dos donos das bolas paradas, sejam livres, sejam cantos. Mas, de preferência, do lado direito do ataque.

Recuperar o que falta do seu passe

Numa entrevista concedida a Record, Bruno de Carvalho confirmou que o Sporting pagou uma verba a rondar os 400 mil euros por 60% do passe de Jefferson Nascimento. Agora, e numa altura em que vários clubes têm o lateral na mira, a intenção dos responsáveis verdes e brancos é adquirir os restantes 40%. Neste momento, ainda não existem novidades nesse sentido, mas, tal como o nosso jornal já noticiou, o objetivo passa por ter esta situação resolvida ainda antes do arranque de 2014/15.

Sem concorrência dentro do atual elenco

Olhando para a formação do atual plantel do Sporting, não se encontra outro jogador com as características de Jefferson, ou seja, um lateral-esquerdo de raiz, ofensivo e que possa dar profundidade ao ataque verde e branco. Na pré-temporada, Leonardo Jardim ainda testou Seejou King como alternativa ao brasileiro, mas a verdade é que o jogador que chegou dos dinamarqueses do Nordsjaelland é apenas aposta na equipa B dos leões. Para a posição de Jefferson, e quando este está indisponível, o técnico madeirense recorre ao polivalente Iván Piris.

Vários clubes já o observaram em Alvalade

Numa altura em que o Sporting ocupa, de forma isolada, o 2.º lugar da tabela classificativa do campeonato português, muitos são os clubes que já se deslocaram a Portugal para observar vários jogadores que têm estado em destaque numa equipa que, aos olhos de muitos, se está a superar. Entre esse grupo de jogadores, também composto por elementos como Rojo, William Carvalho ou Adrien Silva, está Jefferson.

Tal como Record noticiou oportunamente, os espanhóis do Sevilha, clube onde atuam os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço, assim como os franceses do Marselha já enviaram observadores a Alvalade para aferir as potencialidades do jogador que chegou do Estoril.

À espera

Ainda assim, ao reino do leão, sabe Record, ainda não chegou qualquer proposta oficial para levar Jefferson, ainda que já tenham existido algumas abordagens junto dos responsáveis do emblema verde e branco.

Só que Bruno de Carvalho – e Leonardo Jardim – contam com ele para atacar a próxima época, e daí a intenção de adquirir os restantes 40% do seu passe.

NÚMEROS

49 - Não havendo impedimentos de última hora, Jefferson completará 50 jogos na Liga em Paços de Ferreira. Neste momento, está nos 49: 28 pelo Estoril e 21 pelo Sporting

60 - A percentagem do passe do jogador detida pelo Sporting. Em maio de 2013, os leões pagaram 400 mil euros por 60% e querem agora recuperar o que falta nesse aspeto

6 - Sendo um especialista em bolas paradas, o lateral brasileiro soma seis golos nas duas últimas épocas em Portugal: quatro quando representava o Estoril e os restantes dois já de leão ao peito

2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

M